O melhor pedaço da Maçã.

Usuários relatam padrão granulado nas telas OLED dos novos iPads Pro

A estreia das telas OLED 1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico. entre os iPads Pro não tem sido das mais suaves. Depois de problemas envolvendo a exibição de cores azuis nos displays dos novos tablets profissionais da Apple, agora alguns usuários estão notando um padrão granulado bastante esquisito, principalmente em níveis mais baixos de brilho.

Publicidade

Relatos que falam sobre esse problema já estão começando a se acumular em plataformas como o Reddit. De acordo com essas pessoas, esse granulado fica mais perceptível quando um conteúdo cinza é exibido na tela e o nível de brilho está mais baixo. Levar o iPad para um ambiente escuro também parece facilitar a visualização desse padrão.

Como notado pelo MacRumors, os sub-pixels de painéis OLED costumam variar na forma e no tamanho e, por isso, é relativamente comum que efeitos como esse sejam percebidos em telas do tipo, com destaque especial para modelos maiores — o que explicaria por que esse granulado não está presente em iPhones, por exemplo. Algumas pessoas, vale notar, também relataram o mesmo problema em tópicos no fórum do site.

Além disso, também existe a possibilidade de isso ser uma consequência da forma como as telas OLED fazem o gerenciamento do nível de brilho, já que essa tecnologia tem a capacidade de controlar o brilho dos pixels individualmente. Isso pode acarretar em imagens granuladas em níveis de brilho mais baixo e com cores mais uniformes — exatamente a situação relatada pelos usuários.

A Samsung Display, vale notar, ficou responsável pela fabricação das telas OLED do novo iPad Pro de 11 polegadas, enquanto a LG Display tomou conta das telas de 13″. Isso é importante de se lembrar pois a Samsung enfrentou dificuldades com a produção das telas OLED do modelo menor, o que fez a Apple transferir parte dos pedidos para a LG Display.

Publicidade

Mesmo com essa informação, ainda não dá para cravar que isso se trata de um comportamento normal das telas OLED ou de um defeito de fabricação, já que alguns iPads Pro parecem não apresentar esse padrão granulado e alguns donos do modelo de 13″ também relataram o mesmo problema — embora a grande maioria seja dona de iPads Pro de 11″.

Ainda existe a chance, é claro, de isso se tratar de um problema de software, como é o caso do problema que afeta cores azuis em conteúdos HDR 2High dynamic range, ou grande alcance dinâmico. e que a Apple já afirmou que corrigirá.

Alguém por aí notou algo parecido?


Comprar iPads Pro de Apple Preço à vista: a partir de R$11.069,10
Preço parcelado: a partir de R$12.299,00 em até 12x
Telas: 11 ou 13 polegadas
Cores: prateado ou cinza-espacial
Capacidades: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
Conectividade: Wi-Fi ou Wi-Fi + Cellular

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.
  • 2
    High dynamic range, ou grande alcance dinâmico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

URL do X (ex-Twitter) muda oficialmente para x.com na web

Próx. Post

Variante do malware Cuckoo se passa pelo Homebrew para infectar Macs

Posts Relacionados