O melhor pedaço da Maçã.

Apple teria se reunido “em segredo” com a TSMC para garantir chips de 2nm

Rokas Tenys / Shutterstock.com
Semicondutor à frente de logo da TSMC

repercutimos anteriormente que a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) está se preparando para começar a produzir chips em um processo de 2 nanômetros — e a Apple, que tem a fabricante como uma das suas principais parceiras, não quer ficar para trás no uso dos componentes.

Publicidade

De acordo com o Economic News Daily, recentemente o diretor de operações da Maçã, Jeff Williams, teria visitado Taiwan e se reunido de forma “secreta” com Wei Zhejia, presidente da TSMC. Eles teriam sido discutidos chips de inteligência artificial personalizados, bem como um acordo para a Apple garantir o primeiro lote de chips de 2nm e a capacidade produtiva dos componentes da fabricante.

Os semicondutores deverão ser utilizados nos processadores dos iPhones a serem lançados em 2025, na medida em que os novos chips deverão começar a ser fabricados em maior escala apenas no ano que vem. Caso o acordo sobre os chips de 2nm confirme-se, ele poderá adicionar cerca de US$18,6 bilhões à receita da TSMC em 2024 e US$31,03 bilhões em um período indeterminado.

Esses acordos com a TSMC são cruciais para a Apple continuar à frente da concorrência em matéria de processamento. A taiwanesa é a única fabricante a ter capacidade de fabricar os chips na qualidade e na escala exigidas pela Maçã; com as vendas sendo inicialmente exclusivas para a gigante de Cupertino, a demanda da empresa é suprida, enquanto os concorrentes não têm acesso aos chips mais avançados.

Publicidade

Um acordo parecido foi realizado em 2023, em relação à capacidade produtiva da TSMC de processadores de 3nm, usados nos chips A17 Pro e M3. Na ocasião, a Apple reservou toda a capacidade da fabricante relativa ao processo de 3nm e aparenta estar buscando fazer o mesmo, de maneira ainda mais antecipada. O chip M4, por sua vez, é produzido com a segunda geração da litografia de 3nm da TSMC.

Um chip produzido em um processo de 2nm, diminuirá ainda mais o espaço entre os transistores, proporcionando um desempenho e uma eficiência energética ainda maiores. Nos próximos meses, o possível novo acordo entre as empresas poderá ser confirmado, de modo a oferecer mais detalhes sobre a chegada da nova geração de semicondutores.

via Wccftech

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Limite de espaço para apps no tvOS inviabiliza emuladores na Apple TV

Próx. Post

Microsoft anuncia novidades em IA e nas linhas de laptops Surface

Posts Relacionados