A liberação de emuladores na App Store desencadeou uma série de reações (principalmente positivas) de desenvolvedores e usuários, mas nem tudo é exatamente favorável para que esses softwares rodem nos dispositivos da Apple.
Mais precisamente, desenvolvedores criticaram uma limitação ruim do tvOS, a qual estaria impedindo, inclusive, que certos apps (como o Delta) sejam disponibilizados para a Apple TV.
No Mastodon, o desenvolvedor Ole Begemann explicou que cada app tem, no máximo, 500KB para salvar tudo o que precisa — desde pontuações até jogos salvos ou, no caso de emuladores, ROMs de jogos.
Apps com mais de 500KB podem até salvar dados adicionais, mas correm riscos. Isso porque qualquer coisa salva acima desse limite pode ser excluída pelo próprio tvOS a qualquer momento quando o dispositivo estiver com pouco espaço.
Em resposta a Begemann, o desenvolvedor Riley Testut revelou que essa limitação também o prejudicou: “A falta de armazenamento persistente é, honestamente, um grande motivo pelo qual ainda não portei o Delta para a Apple TV”, disse ele.
Um desenvolvedor identificado como Ezekiel também comentou no tópico que foi esse problema de armazenamento que encerrou a distribuição do jogo Minecraft para Apple TV, em 2018.
A documentação da Apple explica que os dados armazenados além do limite de 500KB são salvos em um cache que não é eliminado enquanto o jogo ou outro aplicativo está em execução. No entanto, quando o espaço estiver baixo e o aplicativo não estiver em execução, esses dados poderão ser excluídos.
A Apple, porém, recomenda que aplicativos armazenem e recuperem dados de apps no iCloud — no entanto, em caso de jogos, isso pode causar uma certa lentidão e adiciona complexidade ao aplicativo, pois ele precisa gerenciar se os seus dados são armazenados localmente ou não.
Preço parcelado: a partir de R$1.729,00 em até 12x
Modelos: Wi-Fi com 64GB ou Wi-Fi + Ethernet com 128GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via AppleInsider