A Microsoft deu início, hoje, a uma “nova era” de PCs com inteligência artificial em seu evento especial, antes do Build 2024. A gigante apresentou uma série de novidades, frisando a integração de IA em seu ecossistema de hardware e software.
Um dos destaques foi o lançamento de uma nova categoria de computadores chamada Copilot+. Eles vêm equipados com os chips Snapdragon X Elite e Plus, baseados em Arm, da Qualcomm, e posteriormente incluirão chips da Intel e da AMD.
A principal característica desses processadores é a unidade de processamento neural (NPU, na sigla em inglês), projetada para melhorar as funcionalidades de IA no Windows 11. Além dos novos dispositivos Surface da Microsoft, a Lenovo, a Dell, a Acer, a ASUS e a HP também lançarão modelos Copilot+ para suportar esses recursos de IA.
Entre os principais recursos de IA nos PCs Copilot+ está o Recall, que registra todas as atividades no dispositivo. Na prática, ele permite buscar e recuperar conteúdos interagidos, como conversas no Discord ou slides do PowerPoint.
A Microsoft também expandiu as capacidades do Copilot em todo o Windows 11. Agora, o assistente é capaz de realizar sugestões no menu Configurações, ajudar na edição de arquivos no Explorador de Arquivos e até escrever respostas para notificações.
Para surpresa de alguns, o Copilot vai incorporar o novo modelo GPT-4o da OpenAI, permitindo responder perguntas com base no conteúdo exibido na tela.
#CopilotPCs
A Microsoft afirma que os PCs Copilot+ equipado com um dos chips Snapdragon X Elite oferecem 20% mais vida útil da bateria do que o MacBook Air com chip M3, pico de desempenho 23% melhor e desempenho mais de 50% melhor. A empresa também demonstrou o Photoshop, da Adobe, rodando em um laptop Surface e superando o MacBook Air mais recente em determinadas tarefas.
Novidades para as linhas Surface Pro e Laptop
O Surface Pro recebeu novidades, substituindo o processador Intel Core Ultra pelos chips Snapdragon X Elite e Plus. Essa mudança, segundo a Microsoft, aumenta o desempenho em até 90% quando comparado ao modelo anterior.
Pela primeira vez, o Surface Pro oferece uma opção de display OLED 1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.. O dispositivo de 13 polegadas tem preço inicial de US$1.000 e está disponível nas cores azul, bege, preta e platina, sendo compatível com o novo Surface Pro Flex Keyboard.
Encomende hoje o seu Surface Pro. msft.it/6017YZSS1
Da mesma forma, o novo Surface Laptop conta com os processadores Snapdragon X Elite e Plus, tornando-o mais de 80% mais rápido que seu antecessor. Ele possui um novo design com bordas mais finas e um touchpad háptico.
O Surface Laptop 6, disponível em versões de 13,8″ e 15″, oferece até 22 horas de reprodução de vídeo e tem preço inicial de US$1.000 nos Estados Unidos.
Compre o Surface Laptop na pré-venda hoje. msft.it/6011YZSqB
Otimizações de softwares da Adobe e outros
Ainda durante a apresentação, a Microsoft disse que está colaborando com outras gigantes, como a Adobe, para otimizar seus aplicativos para os PCs Copilot+ recém-anunciados.
As versões nativas Arm64 do Adobe Photoshop, do Lightroom, do Firefly e do Express já estão disponíveis, com o Illustrator e o Premiere Pro previstos para o verão no hemisfério norte (entre junho e setembro deste ano).
Outros aplicativos que se beneficiarão dos aprimoramentos de IA nos PCs Copilot+ incluem o DaVinci Resolve, o CapCut, o Cephable, o LiquidText e o djay Pro.
Notas de rodapé
- 1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.