O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft anuncia novidades em IA e nas linhas de laptops Surface

Brett Ostrum, chefe de Surface da Microsoft, apresenta os novos PCs Copilot+

A Microsoft deu início, hoje, a uma “nova era” de PCs com inteligência artificial em seu evento especial, antes do Build 2024. A gigante apresentou uma série de novidades, frisando a integração de IA em seu ecossistema de hardware e software.

Publicidade

Um dos destaques foi o lançamento de uma nova categoria de computadores chamada Copilot+. Eles vêm equipados com os chips Snapdragon X Elite e Plus, baseados em Arm, da Qualcomm, e posteriormente incluirão chips da Intel e da AMD.

Estamos empolgados em apresentar os Copilot+ PCs, os PCs com Windows mais rápidos e inteligentes já criados. Com esses Copilot+ PCs, você poderá fazer coisas que não pode fazer em nenhum outro PC.

A principal característica desses processadores é a unidade de processamento neural (NPU, na sigla em inglês), projetada para melhorar as funcionalidades de IA no Windows 11. Além dos novos dispositivos Surface da Microsoft, a Lenovo, a Dell, a Acer, a ASUS e a HP também lançarão modelos Copilot+ para suportar esses recursos de IA.

Entre os principais recursos de IA nos PCs Copilot+ está o Recall, que registra todas as atividades no dispositivo. Na prática, ele permite buscar e recuperar conteúdos interagidos, como conversas no Discord ou slides do PowerPoint.

Publicidade

A Microsoft também expandiu as capacidades do Copilot em todo o Windows 11. Agora, o assistente é capaz de realizar sugestões no menu Configurações, ajudar na edição de arquivos no Explorador de Arquivos e até escrever respostas para notificações.

Para surpresa de alguns, o Copilot vai incorporar o novo modelo GPT-4o da OpenAI, permitindo responder perguntas com base no conteúdo exibido na tela.

Uma nova era da IA começa. Apresentamos os PCs com Windows mais rápidos e inteligentes de todos os tempos. msft.it/6015YZt3Z
#CopilotPCs

A Microsoft afirma que os PCs Copilot+ equipado com um dos chips Snapdragon X Elite oferecem 20% mais vida útil da bateria do que o MacBook Air com chip M3, pico de desempenho 23% melhor e desempenho mais de 50% melhor. A empresa também demonstrou o Photoshop, da Adobe, rodando em um laptop Surface e superando o MacBook Air mais recente em determinadas tarefas.

Novidades para as linhas Surface Pro e Laptop

O Surface Pro recebeu novidades, substituindo o processador Intel Core Ultra pelos chips Snapdragon X Elite e Plus. Essa mudança, segundo a Microsoft, aumenta o desempenho em até 90% quando comparado ao modelo anterior.

Pela primeira vez, o Surface Pro oferece uma opção de display OLED 1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.. O dispositivo de 13 polegadas tem preço inicial de US$1.000 e está disponível nas cores azul, bege, preta e platina, sendo compatível com o novo Surface Pro Flex Keyboard.

Apresentamos o novo Surface Pro, com desempenho extremamente rápido e bateria que dura o dia todo, além de energia acelerada por IA, tudo em um pacote ultraleve. 😮‍💨 #CopilotPCs
Encomende hoje o seu Surface Pro. msft.it/6017YZSS1

Da mesma forma, o novo Surface Laptop conta com os processadores Snapdragon X Elite e Plus, tornando-o mais de 80% mais rápido que seu antecessor. Ele possui um novo design com bordas mais finas e um touchpad háptico.

Publicidade

O Surface Laptop 6, disponível em versões de 13,8″ e 15″, oferece até 22 horas de reprodução de vídeo e tem preço inicial de US$1.000 nos Estados Unidos.

Maior desempenho, bateria de longa duração e velocidade incrível da NPU com aplicativos impulsionados por IA.⚡ Tudo o que você precisa, em um só lugar — conheça a nova geração do Surface Laptop. #CopilotPCs
Compre o Surface Laptop na pré-venda hoje. msft.it/6011YZSqB

Otimizações de softwares da Adobe e outros

Ainda durante a apresentação, a Microsoft disse que está colaborando com outras gigantes, como a Adobe, para otimizar seus aplicativos para os PCs Copilot+ recém-anunciados.

Publicidade

As versões nativas Arm64 do Adobe Photoshop, do Lightroom, do Firefly e do Express já estão disponíveis, com o Illustrator e o Premiere Pro previstos para o verão no hemisfério norte (entre junho e setembro deste ano).

Outros aplicativos que se beneficiarão dos aprimoramentos de IA nos PCs Copilot+ incluem o DaVinci Resolve, o CapCut, o Cephable, o LiquidText e o djay Pro.

via The Verge [1, 2, 3]

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple teria se reunido “em segredo” com a TSMC para garantir chips de 2nm

Próx. Post

MacWhisper 8 ganha player de vídeo, suporte ao WhisperKit e ao GPT-4o

Posts Relacionados