Na mais nova edição da newsletter “Power On” (da Bloomberg), Mark Gurman fez algumas apostas sobre o que nos aguarda em termos de inteligência artificial (IA) para o iOS 18 — sistema que deverá ganhar a maior atualização de software da sua história na WWDC24, a qual acontecerá no início do mês que vem.
De acordo com o jornalista, o grande desafio da Maçã é correr atrás do tempo perdido para alcançar empresas como OpenAI e Google, que já estão bem avançadas nesse mercado. E isso enfrentando o desafio de usar uma abordagem baseada primariamente no dispositivo e considerando o fato de que suas grandes atualizações são sempre anuais.
Uma das partes-chave do sistema que deverá mudar será a Siri, que deverá ganhar uma melhoria nas suas capacidades vocais e se tornará mais conversacional. A empresa também pretende adicionar recursos que ajudam a vida dos usuários no dia a dia, algo que é chamado de “inteligência proativa”.
Entre esses recursos, estariam um para resumir automaticamente notificações do iPhone e artigos de notícia, transcrever gravações de voz, melhorar recursos referentes ao calendário e apresentar recursos de edição de imagens baseados em IA — mas nada de muito novo, aqui.
Uma coisa que a Maçã não pretende lançar, pelo menos por ora, é um chatbot — tanto que a empresa já teria fechado uma parceria para integrar o ChatGPT (da OpenAI) ao sistema. A Apple entende que sua tecnologia ainda não é madura para um investimento proprietário, e que ela poderia resultar em problemas.
De qualquer forma, Gurman argumenta que não deveremos ver anúncios impressionantes como os do Google e os da OpenAI no iOS 18. Os executivos da Apple teriam admitido internamente que estão apenas recuperando o atraso e temem que os novos recursos nem mesmo se tornem populares.
Mesmo assim, como bem já podemos esperar da Apple, a empresa deverá anunciar as novidades como sendo fortemente diferentes do que é apresentado pelas concorrentes — tirando, é claro, a parte do chatbot.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: Este é um artigo editorial do MacMagazine que foi posteriormente modificado com a inserção de um ou mais links publicitários.