O melhor pedaço da Maçã.

macOS 15 poderá renovar interfaces dos Ajustes do Sistema e da Siri [atualizado]

Siri nos Ajustes do Sistema do macOS Sonoma

Como já repercutido, o macOS 15 deverá contar com um app Calculadora (Calculator) redesenhado, um Safari renovado, novidades nos aplicativos Música (Music), Gravador de Voz (Voice Memos) e Notas (Notes), além das possíveis mudanças visuais do iOS 18.

Publicidade

A próxima versão do macOS poderá, além disso, receber uma série de modificações nos Ajustes do Sistema, com novos posicionamentos para diferentes menus, além de diferenças na interface na Siri, conforme revelado pelo AppleInsider.

Especificamente, a lista de seções será organizada com base na prioridade que os usuários dão, em geral, a cada opção. Desse modo, enquanto a seção “Geral” deverá subir, ficando logo abaixo dos ajustes de rede, as referentes a notificações e som deverão ficar mais abaixo do que atualmente.

Enquanto isso, opções relativas a papel de parede (imagem de fundo) e telas deixarão de contar com seções dedicadas, devendo ser integradas a outros menus, como o “Geral”. A seção “Privacidade e Segurança” deverá ser outra a ter o posicionamento modificado, de modo a ficar mais próxima de opções mais relacionadas. O menu ficará junto aos de “Tela Bloqueada”, “Touch ID” e “Usuários e Grupos”.

A seção da Siri nos Ajustes do Sistema também mudará de lugar na lista. O menu “Siri e Spotlight” ficará junto ao de “Contas de Internet” e de “Game Center”, a partir de uma ideia de que a assistente está ligada à internet para buscar informações.

Publicidade

O ícone da Siri na barra de menus também deverá passar a ser monocromático, diferindo menos dos outros. Atualmente o ícone é colorido, assim como o símbolo da assistente exibido ao utilizá-la. O ícone poderá alternar entre preto e branco a depender da cor do fundo, assim como os demais. Com os novos recursos de inteligência artificial, a própria assistente também poderá ganhar um redesign, embora essa possibilidade seja menos certa.

Os Ajustes deverão incorporar, ainda, a possível mudança de nome ID Apple para “Apple Account” (ou “Conta Apple”, em tradução livre), assim como todos os outros apps. Segundo o AppleInsider, há também indicativos de que estão sendo testados novos ajustes e recursos relativos à conta, incluindo animações e elementos em áreas como autenticação de dois fatores e o processo de login.

Publicidade

Além da mudança no nome do ID Apple, a Apple estaria desenvolvendo um novo recurso chamado Printable Account Recovery Summary, ou PARS (algo como “Resumo de Recuperação de Contas Imprimível”). A novidade poderá fornecer aos usuários as informações mais importantes sobre as suas contas.

Internamente, também foi criado um novo painel de preferências do iCloud — separado dos ajustes do ID Apple/”Conta Apple”. As configurações do serviço de nuvem deverão ficar, na lista dos ajustes, na mesma área das de “Senhas” e “Contas de Internet”.

Outra mudança sendo testada compreende o AirDrop, com uma interface mais moderna. Os ajustes e elementos principais seriam os mesmos, mas com um arranjo ligeiramente diferente. Também deverá haver mudanças individuais em diferentes apps nativos, em alguns casos devido aos novos recursos.

Publicidade

Como ainda se trata de novidades em testes, é possível que apenas parte dessas (supostas) mudanças sejam de fato lançadas com o macOS 15. As diferenças nos Ajustes do Sistema, por exemplo, poderiam ser facilmente desabilitadas antes da apresentação dos novos sistemas na WWDC24, no dia 10 de junho, não havendo garantias de que serão lançadas.

Acompanhemos! 💻

Atualização, por Bruno Cardoso31/05/2024 às 08:55

O jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, foi hoje ao X (ex-Twitter) corroborar o rumor de que o aplicativo Ajustes do Sistema receberá um banho de loja no macOS 15. De acordo com ele, porém, o app Ajustes do iOS 18 — o equivalente aos “Ajustes do Sistema nos iPhones” — também deverá ser redesenhado.

Muitas pessoas que estão usando o macOS 15 e o iOS 18 continuam mencionando uma reformulação dos Ajustes. Obviamente não é grande coisa, mas está recebendo uma nova interface de usuário com um layout reorganizado e mais limpo que é mais simples de navegar. Ela [a Apple] também melhorou muito a busca. Também há atualizações na Central de Controle.

Ainda segundo o jornalista, esses apps ficarão não só mais simples de se navegar, como também ganharão uma busca bem mais precisa. Junto a eles, a Central de Controle dos sistemas também deverá sofrer algumas mudanças.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Suíte Affinity agora oferece gerador de código QR, suporte a fontes variáveis e mais

Próx. Post

Promoções na App Store: Cat Calendar, Candleman, Money Pro e mais!

Posts Relacionados