O melhor pedaço da Maçã.

iOS 18 permitirá alterar cor de ícones de apps e criar novos emojis com IA, diz Gurman

Em mais uma edição da sua newsletter “Power On”, o jornalista Mark Gurman (da Bloomberg) deu uma boa pincelada no que diz respeito aos recursos que deverão chegar aos iPhones com o iOS 18 — e desta vez falando não apenas nas novidades envolvendo inteligência artificial (IA).

Publicidade

Segundo o boletim, a futura grande versão do sistema operacional da Maçã permitirá, por exemplo, que os usuários organizem livremente os ícones na tela de Início. Isso significa que será possível deixar espaços vazios entre ícones de uma mesma tela, algo impossível desde o lançamento do primeiro iPhone.

Fontes ouvidas pelo MacRumors já haviam cantado essa bola há cerca de dois meses, quando o próprio Gurman afirmou superficialmente que a tela de Início do iOS passaria a ser mais personalizável, sem dar muitos detalhes sobre o que isso significaria na prática para o sistema.

Aparentemente esse “personalizável” não dizia respeito apenas à posição dos ícones, já que o jornalista também aposta na chegada de um recurso que permitirá alterar a cor dos ícones dos aplicativos — o que permitiria colocar os ícones sociais na cor azul e os de finanças na cor verde, por exemplo.

Inteligência artificial não ficou de fora

Em termos de recursos focados em IA, Gurman acredita que a Maçã apostará em uma abordagem que apele para o lado prático, a qual seria parte de um projeto conhecido internamente como Greymatter — uma série de ferramentas integradas a apps como Safari, Fotos (Photos) e Notas (Notes).

Os recursos de IA incluiriam ferramentas como transcrição de voz, retoque de imagens usando IA, melhorias na pesquisa no Safari e no Spotlight, uma Siri mais natural, ferramentas de desenvolvimento no Xcode, sugestões para compor emails e resumos de mensagens, notificações, sites, etc.

Embora todas essas coisas já tenham sido ventiladas, Gurman também mencionou um possível recurso bem interessante envolvendo emojis. Segundo ele, a Apple está desenvolvendo um software capaz de criar emojis personalizados em tempo real com base no conteúdo das mensagens.

O iOS 18 vai contar com uma tela de Início repaginada com a habilidade de recolorir ícones de apps e colocá-los em qualquer lugar da grade.

Usuários também poderão criar emojis personalizados usando IA generativa.

Fonte: @markgurman.

Isso significa que os usuários poderão ter em suas mãos possibilidades praticamente infinitas envolvendo emojis, já que será possível sempre criar um completamente novo para qualquer ocasião — o que lembra a opção para mesclar dois emojis presentes no Android, ao mesmo tempo que parece ser algo bem mais avançado.


Empolgante, não acham?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: se a Apple fizesse uma escova de dentes elétrica… #Laifen

Próx. Post

Apple poderá lançar recursos de IA como beta e oferecer Gemini como alternativa ao ChatGPT

Posts Relacionados