Após o anúncio inicial em dezembro, o app Kino foi lançado hoje. Trata-se de um software de filmagem profissional da Lux, mesma desenvolvedora do Halide, voltado para fotografia profissional.
Segundo a Lux, o Kino adapta-se às necessidades do usuário, de profissionais a iniciantes. Ao começar a usar o app, é possível escolher entre experiências mais ou menos avançadas, que determinam as configurações ligadas, além de contar com lições e dicas para iniciantes.
A ideia do novo app é ter uma interface e usabilidade simples, mas com recursos avançados. Assim, ele exibe os principais dados relativos à gravação — como tempo de gravação que ainda pode ser armazenado, níveis de áudio, resolução e formato, além de possibilitar o acesso às principais funções de forma fácil. Enquanto um vídeo é capturado, é exibida uma linha vermelha ao redor da tela e a duração do filme é mostrada até os milissegundos.
Entre os recursos mais avançados do app, está o Instant Grade. Com ele, é possível gravar vídeos cinemáticos já com um preset de configuração de cor aplicado. Ou seja, o vídeo é capturado com menos processamento, graças à compatibilidade dos iPhones 15 Pro/15 Pro Max com a codificação em Log e sem a necessidade de edição posterior para aplicar as mudanças de cor.
Além disso, o arquivo das filmagens feitas com o Instant Grade é salvo no formato HEVC (o mesmo de vídeos simples) e é menor do que os resultantes da gravação em Apple Log com o app Câmera (Camera) nativo. Neste caso, a codificação é feita no formato Apple ProRes, que gera arquivos mais pesados. O app também traz presets feitos por especialistas.
Outro recurso do Kino é o AutoMotion. Ele oferece controle total da captura nos modos automático e manual, o que inclui um ângulo de 180º do obturador ao filmar, sem precisar procurar nos ajustes. Isso proporcionará, segundo a Lux, vídeos cinemáticos com a quantidade correta de borrão de movimento.
Há, ainda, a possibilidade de importar LUTs 1Lookup Table., que são conjuntos predefinidos de valores numéricos que oferecem uma maneira conveniente de acelerar uma computação. Na graduação de cor, um LUT converte valores de cor — geralmente da câmera — nos valores desejados, que são refletidos na filmagem final.
O Kino também conta com outras funcionalidades, como modos automático e manual de aspectos como ISO, exposição, velocidade do obturador, foco (inclusive podendo travá-lo, entre outros ajustes) e opções de gravação. O app pode salvar os vídeos em pastas do app Arquivos (Files) ou em um disco conectado à porta USB-C, e permite travar a interface para evitar toques acidentais.
Notificações de dispositivos, ondas de RGB e compensação da exposição são outros recursos do Kino. Em termos de privacidade, há a garantia de que o app não coleta de dados dos usuários.
Segundo a Lux, o software funciona melhor nos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max, que capturam em Apple Log, mas também pode ser usado em outros modelos que rodem o iOS 17.
O Kino pode ser adquirido com uma compra única. Normalmente, o app custará R$100, mas ele está com uma promoção de lançamento, podendo ser comprado por R$50 por tempo limitado na App Store.
Notas de rodapé
- 1Lookup Table.