A Apple viu seu crescimento e, consequentemente, sua participação no mercado de áudio inteligente pessoal (entenda, principalmente, por “mercado de fones de ouvido“) cair no primeiro trimestre de 2024. É o que diz um novo relatório da Canalys, o qual comparou o resultado atual em relação ao registrado no mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados, a Maçã enviou cerca de 17,4 milhões de unidades desse tipo de dispositivo nos três primeiros meses de 2024, obtendo um crescimento 7% menor em relação ao ano passado e observando uma diminuição na sua participação de mercado de 21,5% para 19% no período.
O movimento da Maçã vai de encontro ao do mercado como um todo, o qual cresceu 6% em relação ao ano passado, impulsionado principalmente por um crescimento de 8% no mercado de fones de ouvido TWS (True Wireless Stereo). A Samsung também viu seu crescimento diminuir (em 2%), enquanto empresas como a Xiaomi e a HUAWEI cresceram 57% e 70%, respectivamente.

Quando falamos especificamente no mercado de fones TWS — o qual inclui a maioria dos AirPods e alguns fones da Beats —, a Maçã enviou cerca de 16,2 milhões de unidades. Isso resultou em um crescimento 8% menor em relação ao ano anterior, o que diminuiu seu market share de 28,8% para 24,4% — número que ainda é mais do que suficiente para deixá-la na liderança isolada desse mercado.

Enquanto isso, marcas como a Xiaomi e a HUAWEI cresceram consideravelmente — 61% e 71%, respectivamente — graças à venda de produtos com preços mais acessíveis. Essa subida, inclusive, foi suficiente para colocar a Xiaomi à frente da Samsung no ranking de maiores fornecedoras de fones TWS do mundo — ambas agora têm cerca de 8% de participação.
A Canalys também apontou um crescimento trimestral de dois dígitos no segmento de fones de ouvido OWS (Open Wireless Stereo), com expectativa para que esse avanço permaneça forte a curto prazo. Eles são considerados uma espécie de “divisor de água”, num cenário de forte saturação dos fones TWS.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.