Lançado em 2018, o Daisy — robô da Apple para a reciclagem de iPhones — pôde ser visto de perto pelo time do TechCrunch nesta semana. O dispositivo “rasga” os iPhones para recuperar matérias-primas, reduzindo o tempo necessário para processar cada dispositivo.
A evolução dos robôs de reciclagem da Apple começou em 2016 com o Liam 1.0, que desmontava um iPhone em 12 minutos, mas tinha impacto prático limitado. O Liam 2.0 melhorou a eficiência, reduzindo o tempo de desmontagem para meros 11 segundos.
O modelo atual opera em um ritmo um pouco mais lento; são 18 segundos por dispositivo. No entanto, esse ritmo é compensado pelo design compacto e pela funcionalidade bastante aprimorada do robô.
Ao contrário do modelo anterior, que precisava de 29 robôs em uma área de 30 metros, o Daisy usa apenas 4 módulos principais. Além disso, ele pode separar até 15 materiais diferentes, quase o dobro dos fluxos de saída do Liam 2.0.
No mais, o Daisy também possui maior flexibilidade, podendo lidar com 29 modelos diferentes de iPhones. Para efeito de comparação, a primeira geração do Liam só conseguia desmontar 1 único modelo, enquanto sua segunda versão, 6 aparelhos diferentes.
De acordo com a Apple, foi necessário utilizar um método de força bruta para reduzir o tempo de processamento. Como o objetivo é reciclar matérias-primas e não reutilizar componentes, a precisão se tornou menos importante.
Apesar dos avanços do Daisy, o robô pode processar “apenas” até 1,2 milhão de iPhones anualmente. Esse número é modesto em comparação aos estimados 150 milhões de smartphones descartados globalmente em 2023.
Embora o impacto do Daisy no problema dos resíduos eletrônicos seja limitado, a gigante reconhece que o robô serve como um símbolo para promover iniciativas ambientais e incentivar melhores práticas de reciclagem.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro]]Preço parcelado: a partir de R$6.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, amarelo, verde ou preto
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.