O aplicativo do ChatGPT para iOS, com a sua última atualização, ganhou uma função que deverá facilitar bastante a sua utilização e torná-lo mais dinâmico. Agora, é possível ativar uma opção para habilitar conversas por voz com a inteligência artificial generativa em segundo plano. Em outras palavras, é possível continuar falando com a IA mesmo com a tela do iPhone desligada ou enquanto se navega por outros apps.
O recurso fica desativado por padrão. Para ligá-lo, basta instalar a versão mais recente do app e ir às configurações, tocando no nome na parte inferior da barra lateral e descer até a opção “Background Conversations”, ativando-a.
Então, ao começar uma conversa por voz com o ChatGPT, ela continuará mesmo ao sair do app e acessar outros. Ao fazê-lo, é criada uma Atividade ao Vivo (Live Activity) indicando que o app está funcionando. A novidade é especialmente interessante por retirar uma limitação do app do serviço para iOS, aproximando-o um pouco mais da experiência encontrada em computadores.
É possível que o uso do recurso com o app em segundo plano tenha impactos sobre o desempenho e a autonomia do dispositivo, na medida em que mais processamento do iPhone deverá ser utilizado para que o ChatGPT e mais outros apps possam funcionar ao mesmo tempo. Não se sabe ao certo, porém, a extensão dessas diferenças ou se serão significativas.
Para encerrar uma conversa ao usar a IA com o app em segundo plano, basta ir até o app e finalizar a consulta. Vale notar que o modo de voz do app do serviço para iOS existe desde o ano passado, não se confundindo com o recurso de voz do GPT-4o, apresentado em maio.
A novidade chega às vésperas do anúncio das novas versões dos sistemas da Apple, na WWDC24. Entre as mudanças aguardadas, estão novos recursos de IA generativa para a Siri e outros apps, o que pode incluir uma parceria com a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT.