Em uma reportagem que relembra toda a relação da Apple com CEO 1 Chief executive officer, ou diretor executivo. da OpenAI, Sam Altman, o jornalista Mark Gurman (da Bloomberg) compartilhou hoje mais alguns detalhes sobre os termos da suposta parceria entre as duas empresas — a qual muito provavelmente será anunciada na semana que vem, durante a WWDC24.
De acordo com as informações, é bem provável que a aguardada integração do ChatGPT com o iOS 18 seja opcional, de modo que o usuário possa simplesmente recusá-la ao instalar o novo sistema ou desativá-la posteriormente no app Ajustes, por exemplo.
Como o chatbot da OpenAI provavelmente precisará acessar informações pessoais dos usuários para realizar certas ações em seus iPhones, é possível que algumas pessoas não se sintam confortáveis com essa integração — e torná-la opcional (opt-in) seria uma maneira simples de resolver essa questão.
Posts relacionados
- Parceria entre Apple e OpenAI poderá integrar o ChatGPT à Siri
- Apple e OpenAI estariam finalizando acordo para levar ChatGPT ao iPhone
- Apple poderá lançar recursos de IA como beta e oferecer Gemini como alternativa ao ChatGPT
A Apple também estaria negociando os acordos caso a caso, o que poderá resultar em uma parceria não só com o ChatGPT, mas também com outras IAs, como o Gemini, do Google — exatamente como comentamos aqui. De acordo com pessoas familiarizadas ao assunto ouvidas por Gurman, é bem possível que a Maçã ofereça múltiplos chatbots de outras empresas através dos seus novos sistemas em um futuro próximo.
Gurman também reforçou que a Apple vem trabalhando nas suas próprias tecnologias de IA generativa — muitas das quais deverão dar, sim, as caras na WWDC24 —, de modo que essa parceria com OpenAI seria apenas um “tapa-buraco” até que as suas próprias ferramentas estejam boas o suficiente para serem lançadas para o público geral. O jornalista, inclusive, voltou a citar o “Ajax” (codinome do competidor do ChatGPT que tem sido desenvolvido pela Apple há cerca de um ano).
De acordo com o Dag Kittlaus (cofundador da empresa que criou a Siri antes de ela ser adquirida pela Apple), por exemplo, a parceria entre a fabricante do iPhone e a desenvolvedora do ChatGPT deverá ser de “curto a médio prazo”. Isso porque, segundo ele, a Maçã ainda pretende desenvolver as suas próprias tecnologias no mundo da IA generativa, sendo a parceria com a OpenAI apenas uma forma de ela não ficar muito para trás em relação a nomes como Google, Microsoft e Amazon.
Marcada para começar na próxima segunda-feira (10/6), a WWDC24 provavelmente responderá muitas dessas perguntas. Além da keynote de abertura, que será transmitida logo no primeiro dia de evento a partir das 14h (pelo horário de Brasília), o evento também contará com outras sessões sobre aspectos específicos dos sistemas ao longo de toda a semana.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.