O melhor pedaço da Maçã.

Utilitário Bartender é vendido em silêncio e levanta preocupações de segurança [atualizado]

O Bartender, popular aplicativo que permite ocultar ícones da barra de menus do macOS, não pertence mais ao desenvolvedor original, Ben Surtees. Ele foi vendido há aproximadamente dois meses para… bem, não sabe-se ao certo quem. E isso está deixando muitos usuários do software preocupados com sua segurança e privacidade.

Publicidade

A mudança, inclusive, só veio a público graças a um alerta do MacUpdater: “A empresa e o desenvolvedor por trás do Bartender foram substituídos de maneira silenciosa e duvidosa — as atualizações para a versão 5.0.52 e mais recentes são de seu próprio risco e responsabilidade”, dizia o aviso.

A mudança de proprietário resultou em uma mudança no certificado do app e, consequentemente, em novas solicitações de permissões do software. Esse detalhe foi adicionado às notas de lançamento da nova versão após questionamentos, mas com zero esclarecimentos sobre a troca de dono.

Como o Bartender necessita de permissões sensíveis, como a de gravar a tela do computador, essa mudança obscura deixou alguns usuários preocupados. Um deles publicou uma captura de tela do alerta do MacUpdater no Reddit, a qual foi respondida pelos novos proprietários do software.

Publicidade

Basicamente, eles afirmaram que deveriam ter falado sobre a compra nas notas de liberação, mas não o farão porque é impossível atualizá-las retroativamente. Eles também afirmaram ter incluído essa informação no blog (o que não aconteceu até agora) e a compartilhado apenas com usuários que lhes enviaram emails.

Nós colaboramos junto a Ben para entender a visão dele para o Bartender. Nosso objetivo é implementar muitas das mudanças que ele havia planejado e resolver quaisquer bugs relatados nos últimos meses para melhorar a performance do Bartender.

Ao questionar sobre a identidade do novo (ou dos novos) proprietários do software, os usuários não receberam nenhuma resposta. Causou estranheza tanto a falta de comunicação por parte dos novos proprietários quanto por parte do antigo — o qual ainda não se pronunciou sobre a venda — se é que o fará…

Embora os novos proprietários do app possam ser, de fato, confiáveis, o mistério em torno dessa mudança vem fazendo com que alguns usuários o desinstalem e procurem por alternativas, como os apps Ice, Barbee e HiddenBar.

via MacRumors

Atualização, por Bruno Cardoso06/04/2024 às 12:32

O desenvolvedor do Bartender, Ben Surtees, publicou hoje uma carta aberta no seu site oficial que busca esclarecer toda a polêmica.

Publicidade

Nela, Surtees confirma que, há cerca três meses, vendeu o software para uma empresa chamada Applause, a qual ele disse compartilhar da mesma visão para o Bartender, além de ter mais recursos. De acordo com o desenvolvedor, essa decisão veio após ele concluir que já não conseguia mais manter o mesmo nível de excelência do Bartender de antes, já que trabalha sozinho.

Quero garantir que a Applause se dedique a manter a integridade e a qualidade do Bartender. Sua equipe já está trabalhando arduamente em atualizações e melhorias interessantes. Tenho total confiança na capacidade deles de apoiar e desenvolver o aplicativo, mantendo-se fiel à sua missão original.

Ele também reconheceu que essa transição não foi exatamente suave e se desculpou pela confusão, além de ter dito que o app continua sendo assinado por um ID Apple válido e passando pelo processo de notarização da empresa, o qual verifica se um software está livre de malwares ou não.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Integração do iOS 18 com o ChatGPT deverá ser opcional; parceria da Apple com a OpenAI seria “tapa-buraco”

Próx. Post

Novo Beats Pill é homologado pela Anatel antes do lançamento

Posts Relacionados