Segundo a Bloomberg, a Apple estaria prestes a anunciar um novo aplicativo chamado “Passwords” (ou “Senhas”, em tradução livre) já na próxima semana, com o objetivo de simplificar o processo de login em sites e softwares.
Esse novo recurso poderá fazer parte do iOS 18, do iPadOS 18 e do macOS 15, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto. Os anúncios deverão ocorrer na aguardada keynote de abertura da WWDC24, que ocorrerá na segunda-feira (10/6).
Posts relacionados
- iOS 18: Mail poderá ter recurso de respostas inteligentes com IA e categorização
- Possíveis novidades de IA do iOS 18 são encontradas em servidores da Apple
- Siri se tornará mais conversacional com recursos de IA do iOS 18, diz Gurman
- iOS 18 poderá usar IA para transcrever e resumir gravações de áudio
O jornalista Mark Gurman explicou que esse novo app deverá ser alimentado pelo recurso Chaves do iCloud (iCloud Keychain), que gera e armazena senhas, hoje acessível apenas através dos Ajustes ou durante logins em sites.
Ao introduzir esse novo app independente, a Maçã provavelmente quer incentivar ainda mais o uso de senhas seguras e melhorar a privacidade dos usuários. É válido ressaltar que a ferramenta competirá com grandes concorrentes, como o 1Password e o LastPass, e deverá permitir a importação desses serviços.
O novo app também deverá organizar logins em categorias como contas, redes Wi-Fi e Chaves-senha (Passkeys). Ele também poderá suportar o preenchimento automático para sites e aplicativos, como acontece hoje, agilizando o processo de login.
Além disso, a aplicativo deverá ser compatível com iPhones, iPads, Macs, Vision Pro e computadores com Windows. Ele também deverá funcionar como um aplicativo de autenticação, suportando códigos de verificação tal qual o Google Authenticator.
Procurada pela Bloomberg, a Apple obviamente não quis comentar o assunto.