O AppleInsider divulgou hoje mais possíveis novidades em relação aos recursos de inteligência artificial (IA) que poderão pintar no iOS 18 — especialmente no que se refere ao aplicativo Mail e a novos recursos da Siri, assistente virtual da Apple que deverá ficar mais poderosa no futuro sistema.
As novidades do cliente de email seriam resultado de um projeto interno conhecido como “BlackPearl”. Ele aproveitaria o grande modelo de IA da Apple internamente chamado de “Ajax” para fornecer resultados de pesquisa mais variados — os quais incluiriam informações de contatos, locais e documentos armazenados localmente —, por exemplo.
A maior novidade no software, no entanto, seria a funcionalidade de “Respostas Inteligentes”, as quais também deverão chegar ao app Mensagens (Messages) e à Siri, e permitirão gerar uma resposta rápida contextual a determinado email usando IA — algo que já existe em aplicativos como o Spark.
O “BlackPearl” também incluiria um sistema de categorização de emails, o qual permitiria ao sistema segmentar as mensagens por categorias como “notícias”, “promoções”, “social”, etc. Pode ser que isso seja incluído na interface ou algo usado apenas internamente pelo sistema — e que, convenhamos, serviços como o Gmail já oferecem há um bom tempo.
Pulando para a Siri, a assistente da Apple deverá ser fortemente integrada a outros softwares, inclusive ao próprio Mail. Pode ser que seja possível pedir à assistente para tornar determinado texto que está sendo escrito no software mais profissional, conciso ou amigável, por exemplo.
No app Fotos (Photos), por sua vez, seria possível pedir à assistente para aprimorar determinada foto, abrir tipos específicos de imagens, reproduzir memórias ou até mesmo definir um wallpaper (fundo de tela) para o iPhone. Recursos parecidos também deverão existir em apps como o Notas (Notes) e o Mensagens.
Um grande foco em resumos
A Siri, como já comentamos, também poderá resumir determinados conteúdos exibidos no smartphone — isso graças ao software de IA generativo que alimentará a assistente, o qual permitirá resumir coisas como emails, mensagens, notificações, anotações, publicações e artigos de notícias.
Segundo o site, a Apple teria testado níveis diferentes de resumos: um em nível de tópico (para apresentar os conceitos-chave de um texto), outro para resumos de 10 a 20 palavras (que usam cláusulas em vez de frases completas) e um último para resumos de parágrafos (com no máximo 60 palavras).
O uso desses níveis de resumo dependerá da tarefa a ser executada. Pode ser, inclusive, que a empresa utilize níveis ainda superiores (os quais necessitariam de processamento na nuvem) graças à rumorada parceria com a OpenAI, que poderá ser anunciada junto ao novo sistema.
A Apple, inclusive, estaria usando instruções semelhantes a prompts do ChatGPT para treinar seu modelo. Basicamente, ele deverá se comportar como um “especialista” sobre determinados tópicos, com o objetivo principal de ajudar os usuários com suas tarefas corriqueiras.
Ao resumir um conjunto de notificações, por exemplo, a IA seria instruída a se concentrar no tópico comum a todas elas. Quando falamos em textos fornecidos para o usuário final, o sistema deverá evitar introduções desnecessárias, se atendo a informar apenas o essencial.
Estilos de geração de imagens
Por fim, o AppleInsider também revelou os estilos de imagens que poderão ser geradas pelo software de IA da Apple: animação, emoji, ilustração, line art e esboço. Não sabe-se como (e nem se) todos eles serão disponibilizados para os usuários — embora um rumor indique que será possível gerar novos emojis no iMessage.
Tudo isso, vale notar, ainda deve ser tratado como rumor. O anúncio oficial do iOS 18 e dos outros novos sistemas operacionais da Apple ocorrerá na próxima segunda-feira, 10 de junho, na keynote de abertura da WWDC24.