Com o tempo, o aplicativo Câmera do iOS foi ganhando diversas funções, bem como um pós-processamento mais complexo, incluindo recursos como HDR Inteligente e Modo Noite. Mas e se usássemos as lentes e os sensores dos iPhones atuais abrindo mão do software existente, com uma interface muito mais simples?
Essa é a proposta do aplicativo Zerocam. Como dito por um dos desenvolvedores, a ideia é “focar na fotografia, não na câmera”. Ele não conta com nenhum ajuste ou configuração, permitindo apenas capturar fotos. Para escolher uma lente diferente da grande angular, é necessário selecionar no atalho ao pressionar o ícone do app na tela de Início, não havendo sequer essa opção no app em si.
Além da ideia de tornar o uso extremamente direto e prático, o Zerocam também busca diminuir o processamento das fotos. As imagens são capturadas em RAW e convertidas para JPEG, de modo a diminuir a compressão, sendo apenas removidos efeitos artificiais. Essa pode ser uma boa saída para quem não gosta dos resultados do HDR Inteligente e do processamento da câmera do iOS como um todo.
Apesar de não contar com recursos como ajuste de exposição, foco, modos e afins, o app conta com um widget para a tela Bloqueada para abri-lo e outro com um desafio de tirar uma foto por dia. No próprio app, porém, há apenas a visualização da câmera e o botão para capturar, com foco na simplicidade e em diminuir distrações.
A má notícia é que a versão gratuita do Zerocam tem uma limitação de tirar 12 fotos por dia. Para capturar mais, é preciso fazer uma compra interna, da versão Zerocam Infinite, por R$50. Pode ser uma boa opção para quem não usa e/ou se confunde com as muitas opções do app Câmera nativo, embora o preço seja um pouco salgado…
O que acharam do retorno às origens do app? 📸
via 9to5Mac