O melhor pedaço da Maçã.

Sistema de IA da Maçã poderá se chamar “Apple Intelligence”; novidades deverão ser exclusivas de dispositivos mais recentes

Mojahid Mottakin / Shutterstock.com
Apple e inteligência artificial (IA)

A WWDC24 já está batendo a porta, mas os rumores sobre os recursos de software que deverão ser apresentados durante o evento não param de sair. Desta vez, em um post no qual elenca todas as suas apostas para os novos sistemas da Apple, o jornalista Mark Gurman (da Bloomberg) divulgou aquele que poderá ser o nome do novo sistema de inteligência artificial da empresa: “Apple Intelligence”.

Publicidade

Essa marca, é claro, faz uma brincadeira com a sigla AI, que normalmente se refere a artificial intelligence — o equivalente a IA, em português. Desta forma, a Maçã conseguiria não só ressignificar uma sigla já muito popular, como também ter mais controle sobre ela na forma como essas ferramentas funcionarão.

Ao que parece, a maior parte dos recursos de IA dos novos sistemas da Maçã serão lançados sob essa marca, o que inclui as novidades especuladas para a Siri, o Mail, o Mensagens (Messages) e mais. Segundo o jornalista, a estratégia da Maçã seria integrar esse tipo de recurso ao maior número possível de apps.

Nem todo mundo poderá aproveitá-los, porém, já que o jornalista voltou a afirmar que apenas quem tiver pelo menos um iPhone 15 Pro [Max] ou um iPad/Mac com o chip M1 ou mais recente receberá essas novidades IA — as quais, vale lembrar, serão parcialmente processadas de forma local nos dispositivos, o que provavelmente demandará um poder de fogo considerável.

Mais novidades no app Mensagens

Nem todas as novidades dos próximos sistemas envolverão IA, entretanto. Na semana passada, vale lembrar, comentamos aqui que o app Mensagens deverá ganhar novos efeitos de texto que darão aos usuários novas formas de se expressar dentro das conversas.

Publicidade

Mas não para por aí: ainda de acordo com Gurman, o recurso Tapbacks, o qual deixa você responder rapidamente a uma mensagem com uma lista predefinida de reações, agora suportará qualquer emoji — assim como já acontece no WhatsApp desde 2022, por exemplo.

Outra novidade bastante útil que deverá dar as caras no mensageiro da Apple é a possibilidade de agendar mensagens. Com esse recurso — já presente há anos em aparelhos Android e no Telegram, vale notar —, usuários poderão determinar que uma mensagem só seja entregue para um contato em um momento mais oportuno.

Publicidade

Essa opção, destacou Gurman, era uma das maiores reclamações de usuários e deverá contribuir para diminuir a resistência de usuários Android a trocarem seus aparelhos por um iPhone.

Monitoramento de pressão arterial vindo aí

No fim do ano passado, Gurman falou sobre a possibilidade de o Apple Watch ganhar um recurso de monitoramento da pressão arterial ainda em 2024. Pois bem, segundo ele, a Maçã poderá começar a preparar o terreno para esse recurso já com o anúncio do iOS 18.

Mais especificamente, o app Saúde (Health) deverá ganhar novos recursos de gerenciamento de dados sobre a pressão arterial do usuário. Embora seja possível que isso também contemple dispositivos de terceiros, o mais provável é que diga respeito ao próprio smartwatch da gigante de Cupertino, o qual deverá ganhar uma nova geração em setembro — possivelmente com essa novidade.

Nova Central de Controle

Talvez um dos rumores mais quentes do iOS 18, a Central de Controle redesenhada também ganhou novos detalhes.

Publicidade

Segundo Gurman, além de permitir alterar a posição dos atalhos diretamente pela interface do recurso, a nova Central de Controle também contará com múltiplas páginas completamente personalizáveis, bem como novos controles para dispositivos de casa inteligente.

visionOS 2 modesto

Desde o lançamento do Apple Vision Pro, muito se fala sobre a necessidade da Apple em “revitalizar” o sistema, de modo a reconquistar a atenção do público e colocar o headset de computação especial mais uma vez em evidência.

De acordo com o jornalista, porém, quem está esperando por isso provavelmente se decepcionará. Isso porque, segundo ele, o visionOS 2 focará mais em aparar as arestas deixadas pela primeira versão do sistema — tudo para tornar a experiência mais suave e coesa.

O sistema, porém, ainda deverá receber o especulado aplicativo de senhas e novas versões de apps para iPad, bem como alguns novos ambientes imersivos — talvez para combinar com os outros sistemas, que deverão receber novos wallpapers inspirados em artes clássicas de dispositivos antigos da Apple.


Como dito, a WWDC24 começará já na semana que vem — mais especificamente na segunda-feira (10/6), a partir das 14h (horário de Brasília), com a sua keynote de abertura.

A cobertura completa do evento, é claro, você confere aqui no site e no canal do YouTube do MacMagazine!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Palm Royale” é renovada para uma segunda temporada pelo Apple TV+

Próx. Post

WWDC24: como acompanhar o evento do iOS 18 na segunda-feira (10/6)

Posts relacionados