Durante a keynote de abertura da WWDC24, a Apple apresentou o aplicativo Senhas (Passwords), feito para simplificar o gerenciamento de senhas e credenciais. O app estará disponível no iOS 18, no iPadOS 18, no macOS Sequoia 15 e no visionOS 2.
Conforme os rumores previam, a aplicativo reúne todos os recursos do Chaves do iCloud (iCloud Keychain) de um jeito mais acessível, com uma nova coluna de navegação que permite filtrar e organizar senhas.
Além disso, a ferramenta inclui categorias para senhas Wi-Fi e Chaves-senha (Passkeys). O aplicativo suporta senhas compartilhadas, códigos de verificação e anotações para cada uma das entradas.
Uma das melhorias notáveis é a integração do app com o Vision Pro, algo que não acontece hoje. Há também a sincronização com PCs que rodam Windows, por meio do iCloud para Windows, expandindo o alcance para diferentes plataformas.
Até o momento, a Maçã não mencionou se o novo aplicativo será compatível com o Google Chrome ou com o Android. A empresa sequer disse se há a intenção de levá-lo a outros sistemas ou softwares.
A mudança da Apple para um aplicativo independente é uma forma de responder às críticas sobre a dificuldade de acessar senhas em Macs e iPhones/iPads. Com tudo em um só lugar, o Passwords torna o gerenciamento mais fácil e seguro.
Para quem já estiver inserido no famoso “jardim murado”, ou melhor, no ecossistema da Maçã, a integração com logins e compartilhamento familiar será mais fluida do que nas mais famosas opções de terceiros, como o 1Password, o LastPass ou o Bitwarden.
As versões beta do iOS 18, do iPadOS 18 e do macOS 15 já estão disponíveis para desenvolvedores, com lançamento público previsto para os meses de setembro ou outubro. Uma versão beta pública deverá ser lançada no próximo mês.
Atualização 11/06/2024 às 11:10
Após algumas horas de teste, o MacRumors percebeu que o Senhas permite que sites e aplicativos atualizem automaticamente contas existentes para Chaves-senhas. O recurso, habilitado por padrão, visa acelerar a adoção das Passkeys.

Já para quem usa gerenciadores de terceiros, eis uma boa notícia notada pelo AppleInsider: o macOS Sequoia 15 permite importar senhas através de arquivos .csv
. Essa função, contudo, ainda não está presente no iOS/iPadOS 18.
Vale ressaltar que ainda estamos diante das primeiras versões beta dos sistemas. Portanto, é possível que daqui para setembro/outubro, quando eles forem lançados oficialmente, os SOs passem por algumas (para não dizer muitas) mudanças.