Nos últimos meses, como consequência indireta da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) da União Europeia, a Apple resolveu mudar uma regra importante da App Store e passou a permitir a entrada de emuladores de jogos — e isso em todo o mundo.
Já noticiamos vários deles por aqui (como o Delta, o RetroArch, o Folium e outros), mas agora a empresa envolveu-se em uma nova polêmica pois decidiu barrar o UTM SE para iOS, tanto da sua própria App Store quanto de lojas alternativas que já estão operando na UE.
A grande questão aqui é que, embora o UTM seja sim um emulador, ele não é um emulador de consoles/videogames, e sim de PCs. O software permite que usuários rodem máquinas virtuais (virtual machines, ou VMs) em seus iPhones, instalando nele versões variadas do Windows, do Linux e de outros sistemas operacionais.
Os desenvolvedores do UTM trouxeram o caso à tona no último fim de semana, mas dizem que já estavam “brigando” com a Apple para a aprovação do app há pelo menos dois meses. A empresa, claro, alega que “PCs não são consoles”.
Conforme já explicamos por aqui, embora a Apple tenha aberto a possibilidade de lojas alternativas de aplicativos e jogos operarem na UE, os softwares por elas distribuídos ainda precisam passar por um processo chamado de notarização, a fim de garantir a segurança dos usuários. E, portanto, a Apple também está se negando a oferecer esse certificado para a versão do UTM SE para iOS, conforme a sua regra 4.7.
Quem quiser usar o UTM SE no iOS, portanto, precisa fazê-lo de alguma forma alternativa, como compilando seu código diretamente no Xcode ou usando em um dispositivo com jailbreak. Enquanto isso, o UTM para macOS continua disponível livremente na Mac App Store e também como download direto em seu site [DMG].
via 9to5Mac