O melhor pedaço da Maçã.

Elon Musk ameaça proibir iPhones em suas empresas devido à integração com o ChatGPT

Bloomberg
Elon Musk

Se você pensava que as tretas entre Elon Musk e Apple eram coisa do passado, temos novidades. Após a apresentação da Apple Intelligence na WWDC24, o CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Tesla e da SpaceX aproveitou para usar a sua conta no X (rede da qual ele também é dono) para alfinetar a Maçã.

Publicidade

Tudo isso por causa do anúncio envolvendo a integração mais direta entre os sistemas operacionais da empresa com o ChatGPT, da OpenAI.

Segundo o executivo, caso a Apple integre a inteligência artificial generativa ao sistema, os aparelhos dela serão banidos de todas as empresas de Musk, o que, segundo ele, indica uma “violação de segurança”:

Se a Apple integrar a OpenAI no nível do sistema operacional, os dispositivos da Apple serão banidos em minhas empresas. Isso é uma violação de segurança inaceitável.

Ele ainda disse que todos os visitantes terão que deixar os seus iPhones na porta, onde eles ficariam armazenados em uma gaiola de Faraday.

Publicidade

Em resposta a um post de Tim Cook no X, ele enfatizou que a Apple deveria parar com esse “spyware assustador” ou todos os dispositivos seriam banidos das instalações das empresas do bilionário:

Não quero isso.
Pare com esse spyware assustador ou todos os dispositivos da Apple serão banidos das instalações das minhas empresas.

Por fim (ao menos por ora), Musk se justificou:

É evidentemente absurdo que a Apple não seja inteligente o suficiente para criar a sua própria IA, mas seja de alguma forma capaz de garantir que a OpenAI protegerá sua segurança e privacidade! A Apple não tem ideia do que realmente está acontecendo quando entrega seus dados à OpenAI. Eles estão vendendo você.

Toda essa revolta de Musk se justifica porque uma das suas empresas é a xAI, que compete diretamente com a OpenAI no mercado de IA e é a criadora do Grok — que ganhou uma aba no X mais recentemente.

Publicidade

É bom observar que, ao contrário do que ele disse, essa integração não é totalmente obrigatória — já que usuários deverão permitir explicitamente que as informações sejam enviadas aos servidores da OpenAI.

Outro ponto importante a ser frisado é que, de acordo com o próprio Craig Federighi (vice-presidente sênior de software da Apple), a empresa planeja integrar modelos de IA como o Gemini do Google “no futuro”. Ou seja, nada que impeça de a xAI acabar fazendo alguma parceria do tipo com a Maçã, caso as empresas conversem.

Eu ainda estou na WWDC e, durante um bate-papo no palco agora há pouco, o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, disse que a empresa planeja integrar modelos de IA como o Gemini do Google “no futuro”, e que diferentes pessoas irão ser capazes de usar modelos diferentes. Interessante.

Seja lá como for, me parece que essa polêmica toda vai longe…


Ícone do app ChatGPT
ChatGPT de OpenAI
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.2024.157 (88.9 MB)
Requer o iOS 16.1 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via iMore

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Senhas transformará o Chaves do iCloud em um gerenciador completo

Próx. Post

Apple não descarta parceria com o Google para levar Gemini à Siri

Posts Relacionados