O melhor pedaço da Maçã.

watchOS 11 terá novo app Vitals, Training Load e Atividades ao Vivo

A Apple anunciou hoje na WWDC24 o watchOS 11, a futura versão do sistema operacional para os Apple Watches, o qual ganhará um novo aplicativo, mais personalização para as mostradores com fotos, um modo de treino e suporte a coisas como as Atividades ao Vivo (Live Activities).

Publicidade

Começando pelo Training Load, ele é um novo recurso que promete transformar a maneira como os usuários se exercitam, com uma série de insights para medir coisas como a intensidade e a duração de um treino, ou o impacto deles no corpo ao longo do tempo.

Usando dados do calorímetro, como taxa de batimentos cardíacos, ritmo e elevação mais dados pessoais como idade e peso, o algoritmo da Maçã é capaz de calcular automaticamente uma estimativa para a sua Taxa de esforço (Effort rating) — a qual pode ser revisada após cada exercício.

watchOS 11

Essa Taxa de esforço e a duração do exercício serão usadas para calcular o Training Load, o qual oferecerá métricas para informar se você está muito acima ou abaixo da média calculada pelo recurso — e, possivelmente, evitar problemas como exaustão ou aumentar um pouco mais o ritmo de exercício.

Publicidade

O app Fitness no iPhone também está ganhando mudanças para ajudar a tornar mais fácil obter insights sobre treinos, dando aos usuários a habilidade de customizar a aba Resumo para mostrar as informações mais desejadas, com novas métricas como distância de corrida semanal, etc.

App Vitals

O watchOS está ganhando um novo aplicativo focado em saúde, o Vitals. Como o próprio nome já indica, ele servirá para dar ao usuário um entendimento mais profundo do corpo em relação a, como o próprio nome já indica, coisas vitais como sono, batimentos, respiração, etc.

O app permitirá verificar o status de saúde diário e explorar as métricas de saúde mais importantes rapidamente, fornecendo taxas com base nas informações presentes no histórico do usuário e um algoritmo desenvolvido usando dados do mundo real, com base nos Estudos do Apple Heart e Movimento.

Publicidade

O Vitals também informará ao usuário caso algo esteja muito diferente em relação às taxas comuns, detalhando o que mudou de uma semana para a outra ou até mesmo fornecendo uma mensagem mais expressiva caso várias dessas métricas estejam fora do normal.

Mais dados durante a gravidez

Ainda falando em Saúde, o Apple Watch também fornecerá mais informações sobre a saúde da mulher durante a gestação, com o Rastreamento do Ciclo podendo agora mostrar a idade gestacional para ajudá-las durante o período.

O app Saúde (Health) exibirá as métricas relacionados à gestação através de todos os gráficos tradicionais, enviando notificações relacionadas a coisas como crescimento nas taxas de batimentos cardíacos, etc.

Smart Stack mais inteligente

Lançadas no ano passado, o Conjunto Inteligente (Smart Stack) ficará mais inteligente, adicionando novos widgets quando os usuários precisarem — como um widget de precipitação para ajudar a alertar o usuário antes de uma chuva.

Publicidade

Outra possibilidade é a de acionar o recurso de tradução do watchOS diretamente da Smart Stack. Agora é possível simplesmente ditar o texto a ser traduzido para ouvir e visualizar sua tradução de maneira direta prática..

A maior novidade, no entanto, é o suporte às Atividades ao Vivo, as quais fornecerão detalhes em tempo real para eventos favoritos dos usuários sem a necessidade de abrir um app específico. Você poderá, por exemplo, receber uma atividade ao vivo com o recurso Chegou Bem (Check In) do app Mensagens ou com apps de terceiros (como o Uber), já que desenvolvedores poderão adicionar suporte ao recurso também no Apple Watch.

Mostradores mais personalizáveis

O popular mostrador de Fotos do Apple Watch agora está mais personalizável, ganhando recursos semelhantes aos que foram adicionados ao iOS e ao iPadOS nos últimos anos.

O watchOS ajudará os usuários a encontrar as fotos perfeitas para o mostrador, usando aprendizado de máquina para identificar determinadas métricas e sugerir fotos com base em coisas como expressões faciais e composição.

O algoritmo do watchOS, por sua vez, poderá intercalar a imagem e a hora, permitindo escolher uma cor monocromática para o fundo da imagem (mas mantendo o objeto principal) ou alterar a fonte — tal qual no iOS.


O watchOS 11 deverá ser lançado apenas em setembro, com a primeira versão beta devendo ser liberada ainda hoje para desenvolvedores e a primeira beta pública, no mês que vem.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AirPods Pro ganharão Isolamento de Voz; Apple TV+ exibirá informações extras de produções

Próx. Post

iPadOS 18 chegará com app Calculadora, Math Notes e apps redesenhados

Posts Relacionados