A Readdle anunciou que descontinuará o aplicativo Calendars 5, lançado 11 anos atrás. A ideia é simplificar e melhorar a experiência dos usuários, na medida em que a empresa também conta com outro app de planejamento e gerenciamento de calendário, o Calendars. Ele sucedeu o que está sendo descontinuado e continuará existindo, devendo a companhia concentrar seus esforços nele.
O app mais recente é gratuito, contando com um plano de assinatura para liberar todos os recursos. O Calendars 5 foi bastante popular, tendo sido importante para impulsionar a popularidade da Readdle. A série iniciou com o Calendars+, em 2010. Já em 2013, os dois apps até então existentes foram lançados, tendo coexistido até o momento.
A Readdle descreveu a decisão como uma marca na sua evolução e como o início de um novo capítulo na sua história, de modo a realizar uma transição do Calendars 5 para o Calendars. O vice-presidente de apps para consumidor da empresa, Dmytro Protserov, afirmou que não se trataria apenas de encerrar um app para focar em outro, mas de uma oportunidade de usar as lições aprendidas ao longo dos anos para “moldar um futuro em que o Calendars seja mais do que apenas um app”.
Também foi dito que a empresa apoiará os usuários na mudança entre os apps, garantindo uma transição suave e preservando o que já fez o Calendars 5 valioso para muitas pessoas. A ideia seria, mais do que adicionar recursos, integrar feedbacks à evolução do app e assegurar que ele entenda os desafios e as aspirações dos usuários, bem como os seus aspectos principais de gerenciamento de tempo.
Foram, ainda, prometidas melhorias significativas no Calendars nos próximos meses. Protserov enfatizou estar animado com as possibilidades à frente e que a Readdle não está focada apenas em incorporar tecnologias de inteligência artificial. O objetivo é, na verdade, de aprimorar a experiência, mantendo a essência do que faz o produto “unicamente humano”.
Mais informações serão divulgadas pela Readdle sobre o processo de transição do Calendars 5 para o Calendars. O app que seguirá disponível é grátis; a sua versão PRO custa uma assinatura de R$21 mensais ou R$100 anuais, com toda a gama de recursos disponível.