Nem só de novidades nos sistemas operacionais da Apple vive a WWDC24, uma vez que são anunciados múltiplos recursos para desenvolvedores — alguns deles, é claro, focados na App Store.
Assim, neste ano, a empresa adicionou novas maneiras para desenvolvedores destacarem seus aplicativos ou funções específicas para monetizar com compras internas e assinaturas.
Entre as novidades, desenvolvedores podem incentivar ex-assinantes a assinarem novamente seus apps com novas ofertas. Clientes qualificados podem descobrir essas ofertas na App Store e também nos próprios aplicativos.

No macOS, desenvolvedores podem fornecer assinaturas gratuitas ou com desconto por um período com códigos de oferta para adquirir, reter e trazer de volta ex-assinantes.
Há, ainda, um recurso que possibilita indicar facilmente o conteúdo e as melhorias futuras dos aplicativos. Desse modo, a equipe editorial da App Store analisará cada envio para ajudar a conectar aplicativos e jogos com as pessoas que poderão baixá-los.
Além disso, as páginas de produtos personalizadas — as quais permitem apresentar diferentes conteúdos e recursos disponíveis nos aplicativos — têm links que levam o usuário diretamente a um ponto relevante em seus aplicativos.
No mais, a Apple está melhorando o sistema de pesquisa da App Store, que vai destacar buscas recentes e sugerir recomendações personalizadas de termos de pesquisa. Haverá também uma API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. para casos de uso de “monetização complexa” voltado a aplicativos que oferecem múltiplas assinaturas e conteúdos que abrangem diferentes apps gerenciados por um desenvolvedor.
Outras novidades, que também chegarão ao App Store Connect e ao TestFlight, incluem:
- Melhorias nas visualizações do StoreKit oferecerão aos desenvolvedores novas opções para organizar e apresentar compras no aplicativo.
- O App Analytics foi expandido para ajudar os desenvolvedores a obter ainda mais informações sobre seus negócios e o desempenho dos seus aplicativos. Os relatórios agora incluem centenas de novas métricas.
- O aplicativo App Store Connect para iOS e iPadOS apresentará uma interface atualizada e uma nova maneira para os desenvolvedores promoverem os momentos especiais dos seus aplicativos.
- Os convites do TestFlight incluirão a descrição, a categoria e as capturas de tela opcionais do aplicativo para destacar novos recursos e conteúdos para possíveis testadores. Novas métricas ajudarão a avaliar o envolvimento com links públicos e visualizar a aceitação ou recusa de convites.
- Os desenvolvedores podem adotar a nova API AccessorySetupKit, a qual permite emparelhar acessórios Bluetooth de maneira perfeita e segura por meio do seu aplicativo, sem depender do acesso a todos os acessórios Bluetooth próximos, mantendo outros dispositivos privados.



Mais mudanças, incluindo no Xcode 16 e na Swift 6, podem ser conferidas (em inglês) nessa página.
Atualização 10/09/2024 às 18:31
A Apple anunciou hoje que desenvolvedores já podem configurar ofertas para atrair ex-assinantes no App Store Connect.
Com base na configuração da oferta criada, a Apple a exibirá para clientes qualificados em vários lugares: na App Store (na página de produto, bem como em recomendações personalizadas e seleções editoriais); dentro do aplicativo ou jogo; por meio de um link direto que pode ser compartilhado nos canais de marketing do desenvolvedor ou nas configurações de assinatura.

Segundo a Apple, ao criar essas ofertas no App Store Connect, o desenvolvedor determinará a elegibilidade do cliente, selecionará a disponibilidade regional e escolherá o tipo de desconto.
Mais informações estão disponíveis nessa página.
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.