Com o anúncio de futuras versões dos sistemas operacionais da Apple, sempre fica a dúvida sobre quais recursos serão liberados já no lançamento, que deverá acontecer em setembro.
Embora não seja algo completamente exato, as primeiras versões beta podem nos dar uma ideia do que não teremos já de cara nos sistemas. Até agora, elas não contam com coisas como a Apple Intelligence, o iPhone Mirroring e os Destaques no Safari, por exemplo.
Confira abaixo detalhadamente o que ficou de fora delas!
Apple Intelligence
Certamente a maior novidade do ano para os sistemas operacionais da Maçã — só disponível para dispositivos mais recentes, cabe destacar —, o conjunto de recursos de inteligência artificial da empresa ainda não está disponível para testadores beta.
Isso inclui qualquer novidade anunciada pela Apple envolvendo IA, como a Siri repaginada, os Genmojis, o recurso Clean Up no app Fotos, o app Image Playground e a tão aguardada integração com o ChatGPT.
De acordo com o MacRumors, mesmo quando a Apple Intelligence for lançada em beta (algo que deverá acontecer até o lançamento final dos sistemas), poderá haver uma limitação que impedirá o seu uso por todos.
Isso porque foram encontradas referências a uma “lista de espera” nos códigos do novo sistema, algo que poderá se estender até mesmo após o lançamento público do recurso.
Novidades no app Mensagens
Como sempre, a Apple dedicou algumas novidades para o app Mensagens (Messages) — inclusive algumas não diretamente relacionadas a IA, como a possibilidade de adicionar efeitos de texto a palavras individualmente, por exemplo.
Enquanto essa novidade já está disponível na nova beta, o suporte ao RCS — que permitirá trocar mensagens ricas com donos de smartphones com Android pela internet — ainda não deu as caras.
iPhone Mirroring
Sem dúvidas uma das principais novidades fora do campo da inteligência artificial é a possibilidade de efetivamente ver e controlar o que acontece na tela do iPhone espelhando-o no macOS — inclusive recebendo as notificações no computador —, algo que também não está disponível na primeira beta.
Modo de Jogo
Prometendo aprimorar o desempenho do iPhone e do iPad durante jogos, bem como melhorar o funcionamento de fones de ouvido e controles, o Modo de Jogo (Game Mode) — já lançado no macOS no ano passado — também não deu as caras nas primeiras betas dos sistemas.
Novo app Mail
Contando com a mesma interface há muito tempo, o aplicativo Mail finalmente será redesenhado pela Apple, com imagens de perfil na lista de emails e categorias. Mas a futura interface de um dos aplicativos mais importantes do iOS ainda não foi liberada para os testadores.
Destaques no Safari
O Safari também ganhará uma novidade interessante: os Highlights. Feitos com machine learning, eles poderão oferecer aos usuários informações relevantes sobre o conteúdo que estiver sendo apresentado na tela, como um programa do Apple TV+ ou uma música — novidade também ainda indisponível.
Mac Virtual Display em panorama
Já pensou em esticar quase infinitamente a tela do macOS de modo a sobrar espaço para as suas principais tarefas no sistema operacional? Com o visionOS 2 você poderá, com o modo panorama para o Mac Virtual Display.
Mas quem está ansioso por essa novidade deverá esperar mais um pouco, já que ela também está indisponível na primeira beta do sistema.
Pelo visto, a Apple tem um bom trabalho pela frente para disponibilizar tudo o que foi prometido.
Vale notar que algumas dessas novidades ainda provavelmente pintarão nas futuras betas e serão lançadas nas versões x.0 dos sistemas, enquanto outras poderão realmente ficar para updates subsequentes a serem liberados até o final deste ano ou o começo do próximo.
via 9to5Mac