A Blackmagic Design apresentou ontem a Blackmagic URSA Cine Immersive, uma câmera que filma vídeos espaciais compatíveis com o Apple Vision Pro. Segundo a empresa, ela ainda está em desenvolvimento e deverá chegar ao mercado até o final do ano.
A câmera oferece resolução de 8160×7200 pixels por olho, 16 stops de alcance dinâmico e gravação de conteúdo 3D estereoscópico a 90 quadros por segundo. Baseada no design da URSA Cine 12K, ela possui um sensor RGBW de 36x24mm e suportes a lentes intercambiáveis.
Sem preço revelado até o momento, a câmera possui um chassi de liga de magnésio, além de uma carcaça de fibra de carbono e policarbonato. Ela inclui duas telas HDR 1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica. de 5 polegadas, diversas opções de conectividade (12G-SDI, Ethernet de 10G, USB-C e áudio XLR) e suporta 8 terabytes de armazenamento de mídia removível, permitindo gravação de mais de 2 horas de vídeo estereoscópico em 8K.
O lançamento da Blackmagic Design inclui um fluxo de trabalho completo para filmagem e edição de vídeos espaciais, com o DaVinci Resolve atualizado para suportar o formato Immersive Video da Apple, que combina vídeo 3D em 8K, campo de visão de 180º e Áudio Espacial.
Já a Canon anunciou ontem a lente RF-S7.8mm F4 STM DUAL para a mirrorless EOS R7, feita para capturar vídeos espaciais para o Vision Pro. Com ótica dupla e autofoco de alta velocidade, ela garante vídeos claros em diversas condições de luz.
Depois da gravação, o vídeo pode ser processado usando o aplicativo EOS VR Utility da Canon, que otimiza o conteúdo para o headset da Maçã. A lente, segundo a fabricante, estará disponível até o final do ano; seu preço ainda não foi anunciado.
A Canon também apresentou ontem a lente RF-S 3.9mm F3.5 STM Dual Fisheye, projetada para capturar vídeos em 3D para headsets de realidade mista como o Vision Pro. A lente simula a visão binocular humana, oferece um campo de visão de 144º e possui autofoco. Essa já está disponível em pré-venda, por US$1.100.
Com o aumento das demandas por vídeos imersivos, dada a chegada do Apple Vision Pro, os anúncios da Blackmagic e da Canon mostram os avanços na produção de conteúdo desse tipo. Nada mau, não acham?
Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro 17/12/2024 às 13:05
Meses após o anúncio, a câmera URSA Cine Immersive, da Blackmagic, está agora disponível na pré-venda por nada menos do que US$30.000.
Como detalhado na matéria original acima, a câmera possui um sistema de lentes 3D personalizadas com sensores duplos e é capaz de capturar um campo de visão de 180º com suporte a áudio espacial e resolução 8K a 90 quadros por segundo.
Além da câmera, são incluídas duas telas de 5 polegadas, assim como uma tela externa de status de cor. Também vem no kit um cartão Blackmagic Media Module de 8TB, que é capaz de armazenar aproximadamente duas horas de vídeo gravado em Blackmagic RAW.
Como mencionado pela fabricante, as primeiras unidades serão entregues no fim do primeiro trimestre de 2025.
Notas de rodapé
- 1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.