O melhor pedaço da Maçã.

Notas, Calculadora, Senhas… confira imagens das novidades do iOS 18!

Mudanças em apps no iOS 18

Além de coisas maiores, como a Apple Intelligence, o iOS 18 será lançado com algumas mudanças visuais menores — algumas delas, inclusive, que transformarão a maneira como interagimos com o sistema.

Publicidade

Dentre essas mudanças visuais e novos recursos, temos alterações na tela Bloqueada, no app Calculadora (Calculator) e até mesmo uma maior integração dos Lembretes (Reminders) com o app Calendário (Calendar).

Embora muitas dessas mudanças estejam previstas para chegar também a sistemas como o iPadOS 18 e o macOS Sequoia 15, vamos conferir abaixo como elas ficarão visualmente no iOS 18.

App Notas mais poderoso

Um dos aplicativos mais populares do iOS, o Notas (Notes) ganhará bons incrementos, começando pelas Notas de Cálculo. O app ganhará uma seção dedicada especialmente a elas nas pastas, deixando-as separadas das anotações tradicionais já criadas no software.

Publicidade

Será possível fazer cálculos e receber resultados de maneira automática em qualquer anotação, mas apenas as notas criadas a partir do app Calculadora ou a partir dessa “pasta” dedicada serão classificadas como uma notação de cálculo — embora o conteúdo presente nela possa ser idêntico ao de uma nota tradicional.

Mas nem só de matemática viverá o aplicativo Notas, visto que agora ele passará a reconhecer automaticamente seções de cabeçalho cujo conteúdo pode ser comprimido e expandido, bem como também permitirá adicionar uma cor de destaque ao texto, com as opções roxo, rosa, laranja, menta e azul.

Outra novidade interessante que está chegando ao Notas é a possibilidade de transcrever gravações de áudio adicionadas ao app. Embora seja um recurso que não está ligado à Apple Intelligence, no entanto, ele não funcionará em todos os aparelhos que receberão o iOS 18.

Publicidade

Falando nas ferramentas de IA da Apple, elas deverão permitir fazer coisas como transformar texto em uma tabela ou uma lista — além das possibilidades já descritas pela Apple na keynote.

Mais mudanças nos Ajustes

Além das coisas sobre as quais já comentamos ontem, o aplicativo Ajustes (Settings) ganhará algumas mudanças pequenas em seções específicas, como na “Geral”, que agora apresentará ícones para cada uma das opções nela presentes.

Falando em ícones, a seção “Geral” e algumas outras (como “Siri” e “Acessibilidade”) ganharão espécies de cabeçalhos, com o ícone correspondente sendo exibido acima das opções, acompanhado de uma breve descrição.

O app Ajustes também ganhará uma nova interface de pesquisa, a qual agora exibirá algumas sugestões em formato de ícone, bem como uma lista de sugestões logo abaixo — mesmo antes do início da digitação.

Mais opções para a tela Bloqueada

Tendo ganhado muita atenção por parte da Apple nos últimos dois anos, a tela Bloqueada também não ficará de fora do combo de atualizações do iOS 18, começando pela chegada de uma nova cor para a fonte do relógio: um gradiente em arco-íris.

A outra novidade — essa, bem mais relevante — será a possibilidade de adicionar diversos controles no lugar dos atuais botões/atalhos para a lanterna e a câmera, que antes não podiam ser substituídos.

Múltiplas possibilidades de conversão na Calculadora

Esquecida há muito tempo pela Apple, a Calculadora do iOS ganhará boas novidades no iOS 18. Ela terá um novo botão na parte inferior que permitirá alternar facilmente entre básica e científica, bem como servirá como um atalho para as Notas de Cálculo.

Ativando o toggle de “Conversão”, será possível facilmente converter uma série de categorias de medidas: ângulo, área, moeda, dados, energia, força, combustível, comprimento, potência, pressão, velocidade, temperatura, tempo, volume e peso — tudo de forma rápida e simplificada.

Aplicativo Senhas

Como já mencionamos, agora é possível acessar suas senhas diretamente por um app dedicado chamado… Senhas (Passwords). Ele funcionará basicamente como um atalho para algo que já existe nos Ajustes do iOS, com a diferença de que apresentará uma página inicial mais organizada, dividida em categorias.

Será possível filtrar e obter acesso a todas as senhas de uma vez, apenas a Chaves-senha (Passkeys), códigos de verificação em duas etapas ou senhas de Wi-Fi. Há, ainda, uma seção com dicas de segurança para determinadas senhas e outra com as senhas apagadas.

Embora todas essas senhas (com exceção das de Wi-Fi) já possam ser acessadas atualmente no iOS, a organização por categorias deverá melhorar a vida de quem faz uso constante delas, já que nos Ajustes há apenas as divisões para as recomendações de segurança ou para os grupos de senha gerados manualmente.

Integração entre Lembretes e Calendário

Uma mudança há muito tempo pedida por alguns usuários é uma fusão entre os aplicativos Calendário (Calendar) e Lembretes (Reminders). Ela não chegará ao iOS 18 por completo, mas o sistema trará uma integração entre os dois apps nunca vista antes nativamente.

Será possível criar um lembrete diretamente no app Calendário, e ele será automaticamente adicionado também ao app Lembretes. Usuários poderão editar, excluir ou marcar um lembrete como concluído em um app e a mudança fará efeito no outro.

Também será possível fazer com que uma tarefa criada no app Lembretes seja exibida automaticamente no Calendário, bastando definir uma data para que ela apareça no dia correspondente específico no software vizinho.

Essa integração se estenderá também ao widget do Calendário, visto que ele também passará a exibir lembretes como itens.

Voicemail ao Vivo disponível em português

Enquanto coisas como a Apple Intelligence ainda não têm previsão para serem liberadas em português, a Maçã resolveu nos dar um prêmio de consolação: o Voicemail ao Vivo, já disponível em outros idiomas, será disponibilizado em português do Brasil.

Como diz a Apple na tela de boas-vindas do recurso, ele exibirá uma transcrição em tempo real da mensagem que alguém deixa para que o usuário saiba imediatamente qual o teor da ligação e possa atendê-la ou recusá-la.

Rótulos de local no app Tempo

O aplicativo Tempo (Weather) passará a exibir um rótulo em locais com base em endereços cadastrados no perfil do usuário no app Contatos, podendo destacar se o tempo exibido refere-se à residência do usuário ou ao seu local de trabalho.


Interessantes as mudanças, não acham?! Cabe ressaltar que essas capturas de tela fazem parte da primeira versão beta do sistema, então algumas coisas poderão mudar ao longo dos próximos meses ou simplesmente serem limadas pela Apple, como bem sabemos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ações da Apple fecham em recorde histórico após anúncios na WWDC24

Próx. Post

Dia Internacional do Ioga terá, mais uma vez, desafio do Apple Watch

Posts Relacionados