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visionOS 2 trará sistema de rastreamento de mãos aprimorado

Ringo Chiu / Shutterstock.com
Homem usando o Apple Vision Pro

Primeiro sistema operacional da Apple a ganhar destaque na keynote de abertura da WWDC24, o visionOS 2 pode até não ter sido o anúncio mais empolgante da última segunda-feira (10/6), mas ele veio cheio de novidades não comentadas durante a apresentação que deverão tornar o uso do headset ainda mais suave e imersivo.

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Um delas diz respeito ao sistema de rastreamento de mãos, que ficará bem mais preciso e natural. Em um vídeo liberado no seu canal do YouTube para desenvolvedores, a Apple explicou que, com a nova versão, ele conseguirá rastrear os movimentos da mãos do usuários a uma taxa de 90Hz — contra os 30Hz atuais do visionOS 1.x.

Como notado pelo UploadVR, engasgos no rastreamento de mãos do visionOS é justamente um dos principais defeitos do sistema desde o seu lançamento. Isso faz com que jogos como Super Fruit Ninja e Synth Riders, que dependem bastante do rastreamento de mãos, pareçam um pouco lentos e não responsivos.

Além de aumentar a taxa de atualização do recurso, a Apple também implementará melhorarias na forma como o visionOS prevê os próximos movimentos do usuário — uma forma de diminuir a latência das animações. Esse recurso, porém, será opcional, já que ele pode diminuir um pouco a precisão do rastreamento das mãos.

Outras novidades

Uma habilidade inédita do visionOS 2 será a capacidade do sistema de rastrear objetos 3D reais em um ambiente, em vez de apenas objetos 2D — novidade que foi mostrada com detalhes em outra sessão da WWDC24.

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De acordo com a Apple, desenvolvedores poderão ancorar outros elementos 3D virtuais a esses objetos, o que desbloqueará uma série de possibilidades em matéria de realidade aumentada.

Outra novidade muito bacana, como é possível conferir no vídeo acima, será a capacidade que o visionOS terá de gerar áudio de maneira procedural em tempo real. Assim, será possível fazer algum elemento virtual emitir sons ao colidir com uma superfície da vida real, por exemplo — o que com certeza tornará as coisas bem mais imersivas.

Por fim, o sistema poderá renderizar elementos virtuais usando a API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Metal no modo passthrough. A ideia aqui, segundo a companhia, é integrar o conteúdos dos aplicativos com os ambientes físicos dos usuários.

Update mais completo do que parece, não é mesmo?!


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Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

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