De acordo com um novo relatório do jornalista Mark Gurman na Bloomberg, o acordo entre a Apple e a OpenAI para integrar o ChatGPT aos sistemas da empresa não envolve o pagamento de determinada quantia em dinheiro por nenhuma das partes envolvidas, já que ambas se beneficiarão com a parceria.
Segundo fontes do jornalista, as quais pediram para não ser identificadas dada a confidencialidade envolvendo os termos do acordo, a Apple acredita que impulsionar a marca da OpenAI e a tecnologia da empresa para centenas de milhões de dispositivos é de igual ou de maior valor que um pagamento financeiro.
Por outro lado, graças à OpenAI, a Apple terá a possibilidade de oferecer um chatbot avançado para seus consumidores de forma integrada, já que ainda não conta com um produto do gênero refinado para uso. Isso poderá fazer com que usuários passem mais tempo em seus dispositivos ou impulsionar upgrades.
Essa codependência, claro, explica o porquê de a OpenAI também não pagar à Apple para marcar presença nos dispositivos da Maçã — algo que vemos o Google fazer (inclusive com valores exorbitantes) há muito tempo apenas para permanecer como o buscador padrão no navegador Safari, por exemplo.
Isso poderá mudar no futuro
Se inicialmente o acordo entre as duas empresas não envolve dinheiro diretamente, Gurman acredita que uma remuneração poderá entrar em jogo futuramente, já que a OpenAI precisa pagar à Microsoft para hospedar o ChatGPT nos sistemas de computação em nuvem da empresa.
Isso significa que, quanto maior for o uso do chatbot, mais gastos a companhia de inteligência artificial tem com servidores. Obviamente, a integração com dispositivos populares como os iPhones e iPads poderá fazer com que o acordo não compense para a OpenAI com os termos atuais.
Mas a companhia liderada por Sam Altman, por outro lado, também poderá ganhar dinheiro convertendo usuários gratuitos em contas pagas, uma vez que o ChatGPT será oferecido gratuitamente para donos dos dispositivos da Apple, os quais poderão se interessar pelos recursos mais avançados oferecidos apenas para assinantes.
A Apple, por sua vez, também pretende faturar com IA no futuro, principalmente por entender que a tecnologia eliminará parte do interesse dos usuários pela pesquisa tradicional e, consequentemente, uma boa parte da receita que obtém anualmente através do Google, como já citado.
Segundo as fontes de Gurman, a ideia é fechar acordos de compartilhamento de receita com chatbots que monetizam seus resultados — algo que poderá ser possível graças à ideia da Maçã de fechar parceria com diferentes modelos para além do ChatGPT, futuramente.