Durante a WWDC24, a Apple apresentou o novo padrão Adaptive HDR (ou “HDR Adaptável”), projetado para melhorar a qualidade dos vídeos e garantir compatibilidade com sistemas SDR 1Standard-dynamic range, ou alcance dinâmico padrão. e HDR 2High-dynamic range, ou grande alcance dinâmico. em um único arquivo.
Na prática, o padrão garante que o conteúdo seja exibido corretamente em qualquer dispositivo, identificando se o aparelho suporta HDR ou apenas SDR, de modo a mostrar o conteúdo com a melhor qualidade possível. Isso permite que os criadores façam o upload de um único arquivo, que se adapta ao que o dispositivo pode exibir.

Comparativamente, a tecnologia HDR oferece um alcance dinâmico de 17 stops e uma profundidade de cor de 10 bits com mais de 1 bilhão de cores, enquanto o SDR possui 6 stops e 8 bits com 16 milhões de cores.
O HDR usa metadados dinâmicos para melhorar a experiência visual, proporcionando pretos mais profundos, brancos mais brilhantes, melhor reprodução de cores e maior detalhamento, com contraste aprimorado em cenas com iluminação variável.
Os iPhones 15 serão os primeiros a usar o Adaptive HDR, que será expandido para todo o ecossistema da Apple. Apps nativos como Fotos (Photos), Mensagens (Messages) e Pré-Visualização (Preview), além do Quick Look, também terão suporte ao padrão, que é retrocompatível com dispositivos SDR.

Por fim, o Adaptive HDR trabalhará com o formato ISO HDR, lançado pela Apple para fotografias em 2023. Isso significa que imagens capturadas nesse formato serão exibidas com a maior qualidade possível, independentemente do aparelho utilizado para visualizá-las.
A novidade estará disponível com a chegada do iOS/iPadOS 18 e do macOS Sequoia 15, os quais provavelmente serão lançados para todos os usuários em setembro/outubro.
via Gizchina
Notas de rodapé
- 1Standard-dynamic range, ou alcance dinâmico padrão.
- 2High-dynamic range, ou grande alcance dinâmico.