O melhor pedaço da Maçã.
Koshiro K / Shutterstock.com
Ícones da Apple, do Google e da Meta em um iPhone à frente da bandeira da União Europeia

Apple poderá ser a primeira Big Tech multada pela UE por infringir a DMA

Oficializada em março passado, a investigação da União Europeia sobre o cumprimento da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) pela Apple e as demais empresas de tecnologias está prestes a render seus primeiros resultados.

Publicidade

Isso porque, de acordo com uma reportagem do Financial Times, o órgão regulador do grupo determinou que a Maçã não está cumprindo as obrigações de permitir que os desenvolvedores de aplicativos direcionem os usuários para ofertas fora da App Store sem impor taxas a eles (a famigerada Core Technology Fee, ou CTF).

As acusações seriam as primeiras apresentadas contra uma empresa de tecnologia sob a Lei dos Mercados Digitais; no entanto, a UE também poderá decidir anunciar acusações contra outras companhias — como a Alphabet (controladora da Google), que estaria favorecendo a sua própria loja de apps; bem como a Meta (proprietária do Facebook), pela utilização de dados pessoais de usuários para publicidade.

Um anúncio sobre as acusações contra a Apple é esperado nas próximas semanas, segundo fontes ouvidas pela reportagem. Essas mesmas pessoas também disseram que o órgão regulador da UE fez apenas “conclusões preliminares” e que a Apple ainda pode tomar medidas para corrigir suas práticas — o que poderia alterar qualquer decisão final.

Publicidade

No entanto, se for decidido que a Apple está violando a DMA, ela enfrentará penalidades diárias por incumprimento de até 5% da média de sua receita diária a nível mundial. Atualmente, isso significaria uma potencial multa de até US$1 bilhão por dia.

A Apple se recusou a comentar, apenas reiterando uma declaração anterior que dizia: “Estamos confiantes de que nosso plano está em conformidade com a DMA e continuaremos a nos envolver de forma construtiva com a Comissão Europeia enquanto ela conduz suas investigações.” O órgão europeu também não se manifestou, por ora.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Navegador Brave integra pesquisa na web aos resultados do chatbot Leo AI

Próx. Post

Vídeo: todas as principais novidades do iOS 18 e do iPadOS 18!

Posts Relacionados