O popular emulador iDOS está enfrentando (mais uma vez) desafios com as políticas da App Store, apesar das recentes mudanças regulatórias da União Europeia — que visam, em tese, melhorar a equidade nas lojas de aplicativos.
Em uma página dedicada, o desenvolvedor Chaoji Li disse que recentemente tentou reenviar o aplicativo sob um novo título (iDOS 3), mas encontrou alguns obstáculos que atrasaram seu processo de aprovação.
Segundo ele, inicialmente a Apple teria rejeitado o envio do iDOS 3 alegando que ele era idêntico ao iDOS 2 — o qual havia sido colocado na lista proibida, impedindo qualquer novo pedido de revisão sob o título original.
Após o desenvolvedor explicar a necessidade do novo título (devido ao bloqueio do iDOS 2), a Apple rejeitou o iDOS 3 alegando “spam de design”. A justificativa foi o grande número de apps com designs idênticos, o que caracterizaria tal spam.
O desenvolvedor expressou frustração com a rejeição, que ignorou o histórico da conta que identificaria o iDOS como original. Essa troca de mensagens com a Maçã, inclusive, já dura semanas e ainda não teve resolução.

Em 8 de maio, o desenvolvedor informou que o aplicativo ainda estava em revisão, mas o processo estava demorando mais do que o esperado, levantando especulações sobre o detalhamento e as motivações da Apple.
Complicando ainda mais a situação, no dia 15 de junho a empresa informou ao desenvolvedor por telefone que o iDOS não se qualificava como um console de jogos retrô, isentando-o das novas regras da União Europeia.
No entanto, a Apple não teria dado orientações claras sobre quais mudanças seriam necessárias para conformidade, nem esclareceu os critérios para o que constitui um console de jogos retrô, deixando o desenvolvedor com o feedback ambíguo.
Para o designer e editor do Cult of Mac Craig Grannell, a única razão pela qual a Apple decidiu aceitar emuladores na App Store foi para prejudicar a AltStore.
O Delta foi o principal destaque. Mas agora que as pessoas têm alguns emuladores, elas vão parar de reclamar. Embora agora eu me pergunte: 1) o que vai acontecer com o MAME para iOS; 2) o que vai acontecer com o FBA (que já está na App Store); e 3) quais grandes mudanças a Apple exigirá do RetroArch, isso se a Apple estiver minimamente ciente do que esse emulador realmente é ou faz.
Apesar desses percalços, o desenvolvedor do iDOS disse que ainda tem esperanças de ver o problema solucionado e assegurou aos usuários que as atualizações para justificar a nova versão serão lançadas, desde que o aplicativo seja aprovado.