Atualmente em expansão, o Apple Vision Pro ganhou uma novidade que poderá atrair alguns usuários gamers: a possibilidade de transmitir jogos de realidade virtual do Steam para o headset. Dois aplicativos permitem realizar o streaming dos games de um computador para o dispositivo, aumentando a sua gama de aplicações em matéria de jogos.
O primeiro deles é o iVRy. Ele pode ser baixado gratuitamente, mas exige uma compra interna de US$9 ou uma aquisição na Steam para funcionar totalmente. Ao escolher a segunda opção, é necessário instalar um driver no computador com Windows no qual os jogos irão rodar para que ocorra a integração nativa com o Steam.
A conexão com o Vision Pro é feita por meio de Wi-Fi, embora o desenvolvedor afirme que USB-C também é suportado. Também há suporte à “maioria” dos títulos feitos para os headsets HTC Vive e Oculus Rift, com o uso de um adicional de terceiros ao app.
O app, vale notar, também funciona no iPhone, podendo ser usado com um acessório que transforma o dispositivo em um headset. Tanto no smartphone quanto no Vision Pro, há suporte a jogos com SteamVR, a plataforma da Valve de jogos de VR.
Há, ainda, o ALVR, que vinha sendo testado e foi lançado na App Store nesta semana. Ele exige um computador rodando o OpenVR para funcionar e, como reconhecido pelo próprio desenvolvedor, a versão da plataforma é um pouco antiga, embora seja estável e possa ser atualizada futuramente.
O app conta com suporte aos gestos com as mãos do visionOS, embora tais comandos nem sempre sejam os mais adequados para jogos. Ambos, contudo, também funcionam com controles externos, como os Nintendo JoyCons — inclusive com feedback tátil.
Além de computadores que rodem os jogos, é necessário ter uma boa conexão com a internet e, além disso, redes Wi-Fi estáveis e que não estejam congestionadas, haja vista o grande fluxo de dados. Uma rede de 5GHz é a mais adequada para o uso, de modo a jogar sem intercorrências, como travamentos e atrasos.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via AppleInsider