A ByteDance, dona do TikTok, lançou silenciosamente a Whee, uma rede social de fotos que promete uma experiência mais íntima e autêntica. Talvez cansada de ver a Meta copiar o formato dos seus vídeos com os Reels, a empresa chinesa parece ter resolvido contra-atacar, uma vez que a nova rede é muito semelhante ao Instagram.
Como apontado pelo Android Authority, a rede afirma ter sido criada para manter os usuários conectados a amigos próximos por meio “dos momentos espontâneos da vida”. Pode-se capturar e compartilhar fotos que apenas amigos conseguem ver, curtir ou compartilhar, permitindo uma maior autenticidade.
Como as capturas mostram, a interface do app tem uma inspiração sensível no Instagram. As posições e os formatos de alguns elementos, incluindo a linha do tempo, são bastante semelhantes aos da rede da Meta, embora a Whee tenha a proposta mais pessoal — algo que o próprio Instagram, antes de ser adquirido pelo então Facebook e virar um amálgama de várias outras redes, de certa forma também tinha.




Como notado pelo TudoCelular, o app é vinculado ao TikTok, sendo necessária uma conta na rede de vídeos para se cadastrar e fazer login. Além dos recursos visíveis de capturar, compartilhar, curtir, compartilhar e rever fotos publicadas em uma espécie de galeria, a rede conta com um recurso de mensagens diretas, também voltado para amigos próximos.
No momento, a Whee está disponível apenas em alguns países, como a Turquia. Em alguns casos, ao instalar o app, é exibida uma mensagem afirmando que a rede ainda não está disponível na região. Isso indica que a ByteDance está testando a nova rede e liberando-a em mais locais aos poucos, logo após o lançamento do TikTok Notes, outro app de fotos, com recursos semelhantes aos do Pinterest.