O melhor pedaço da Maçã.

iOS/iPadOS 18 trarão novas ferramentas de desenho, suporte à formatação de drives externos e mais!

Desde que a Apple anunciou seus novos sistemas operacionais, nós já publicamos alguns — para não dizer muitos — compilados de novidades que eles trarão. Pois estamos de volta de novo, trazemos novos recursos descobertos nos últimos dias.

Publicidade

Conforme notado pelo MacRumors, uma nova API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. do iOS 18 permitirá que desenvolvedores integrem a gravação de vídeos espaciais (isto é, com profundidade — para serem vistos no Apple Vision Pro)— em seus apps, recurso por ora disponível apenas nos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max.

Como sabemos, as câmeras de ambos os modelos gravam esses vídeos espaciais em paisagem. Esse recurso, inicialmente nos modelos Pro, deverá chegar aos “iPhones 16” mais básicos, possivelmente com suas câmeras traseiras alinhadas verticalmente.

Além disso, o iPadOS 18 também trará ferramentas de desenho personalizadas para o Apple Pencil Pro, permitindo traços mais animados, como pegadas de animais e suporte a gestos como aperto e rotação, conforme uma sessão para desenvolvedores.

Ferramentas especiais de desenho no iPadOS 18

Capacidades semelhantes estarão no iOS 18 e no visionOS 2, apesar de os iPhones e o Vision Pro não suportarem o Apple Pencil. Segundo o MacRumors, os usuários terão um seletor de ferramentas personalizável e poderão usar várias do mesmo tipo.

Publicidade

O desenvolvedor Kaleb Cadle notou que o iOS/iPadOS 18 permitirá a formatação de drives externos diretamente de dispositivos, sem precisar de um Mac. O recurso, presente no app Arquivos (Files), suporta os formatos APFS, ExFAT e MS-DOS (FAT).

Por fim, o iOS 18 trará uma novidade para o Mapas (Maps): um botão “Buscar aqui” (“Search here”) para facilitar buscas em outras áreas enquanto nos movimentamos pelo mapa, como o 9to5Mac reportou. O app também trará rotas personalizadas para caminhadas e suporte offline.

Vale notar que os recursos que mencionamos aqui foram descobertos ainda nas primeiras versões beta do SOs e não nas segundas, lançadas hoje mais cedo. Em breve, publicaremos um novo compilado com as mudanças dessas.

A expectativa é que os novos sistemas sejam lançados até setembro/outubro deste ano, após todos os testes.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Lilli Kay ingressa no elenco de série do Apple TV+ com Owen Wilson

Próx. Post

Apple TV+ anuncia 3ª temporada de “O Viajante Relutante, com Eugene Levy”

Posts Relacionados