O melhor pedaço da Maçã.
Roots

Roots é um app para medir a “dopamina digital” e controlar o tempo conectado

Nativamente, os sistemas operacionais da Apple (o que inclui o iOS) já contam com um recurso que visa controlar o tempo que gastamos com aplicativos em nossos dispositivos chamado Tempo de Uso (Screen Time). Mas, para muitas pessoas, ele não é suficiente — e um tanto quanto limitado.

Publicidade

O Roots é um aplicativo que visa eliminar algumas dessas limitações, como a possibilidade de simplesmente ignorar por completo um limite de uso previamente definido. Agora na versão 2.0, o app conta com diferenciais interessantes em relação ao recurso da Maçã.

Permitindo definir limites diários para qualquer aplicativo ou site, o software conta com um sistema de rastreamento do que é conhecido como “dopamina digital”, o qual serve essencialmente para medir o impacto de cada aplicativo na saúde e no bem-estar com base em seu uso diário.

Esse recurso é interessante por não se limitar a informar um tempo exato de uso para cada aplicativo, especialmente porque cada app tem suas peculiaridades. O tempo de uso rolando o feed no Instagram geralmente é mais prejudicial à saúde mental do que o que gastamos lendo um livro digital, por exemplo.

Outro recurso especial do Roots é o Modo Monge (Monk Mode), projetado especialmente para quem precisa de um controle mais rígido sobre as suas atividades na internet. Basta definir seus limites para aplicativos ou categorias para que o app literalmente lhe impeça de burlá-los.

Publicidade

Com o Modo Monge ativado, o aplicativo bloqueado não pode ser desbloqueado até o dia seguinte e não é possível alterar os limites ou desativar o Roots de nenhuma maneira, nem mesmo alterar a data e a hora do iPhone como uma tentativa de “enganar” o sistema de bloqueio do app.

O Roots também conta com o Balance Score (uma pontuação que quantifica o uso do smartphone de maneira personalizada, para oferecer insights sobre como o uso pode ser melhorado) e as Intentions (as quais permitem ao usuário definir intenções tanto de uso do smartphone quanto de outras atividades).

Disponível apenas para iPhones, o Roots pode ser baixado gratuitamente na App Store, oferecendo o Balance Score, as Intentions e a possibilidade de limitar dois apps por padrão. Para remover esses limites e usar recursos avançados como o Modo Monge, é necessário assinar o Roots Plus por R$50 mensais ou R$300 anuais.


Ícone do app Roots: Screen Time Control
Roots: Screen Time Controlde Get Roots, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 2.0 (168 MB)
Requer o iOS 17.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App StoreCódigo QR Código QR

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ anuncia 3ª temporada de “O Viajante Relutante, com Eugene Levy”

Próx. Post

Apple teria adiado construção de novo campus na Carolina do Norte

Posts Relacionados