O melhor pedaço da Maçã.

Apple é obrigada pela Rússia a remover 25 VPNs da App Store do país

Midjourney
Logo da Apple e bandeira da Rússia

De acordo com a agência de notícias russa independente Interfax, a Rússia obrigou a Apple a remover pelo menos 25 aplicativos de VPN 1Virtual Private Network, ou rede privada virtual. da App Store local. A ordem partiu do Roskomnadzor (RKN), órgão federal responsável por assuntos relacionados a tecnologia da informação e comunicações do país.

Publicidade

Entre os serviços bloqueados, estão alguns bem populares como a NordVPN e a Proton VPN. O RKN já havia bloqueado outros grandes aplicativos de VPN na Rússia, mas alguns outros permaneciam disponíveis, permitindo aos cidadãos russos acessar conteúdos de alguma forma indisponíveis nacionalmente.

A caça às VPNs acontece na Rússia desde que as tropas do país invadiram a Ucrânia, em fevereiro de 2022. Para restringir o acesso a informações externas sobre a guerra deflagrada (geralmente contrárias à invasão), o governo de Vladimir Putin baniu uma série redes sociais e sites do Ocidente no país.

O RKN também tentou restringir as próprias VPNs de alguma forma, para que elas voluntariamente adotassem uma espécie de lista de sites permitidos pelo governo. Segundo especialista ouvidos pelo The Moscow Times, apenas alguns poucos serviços atualmente conseguem contornar as restrições.

Publicidade

O Le VPN, um dos serviços bloqueados da App Store na mais recente decisão, disse ao jornal online que essa remoção evidencia uma “escalada significativa nas capacidades do RKN, demonstrando sua crescente influência sobre as principais empresas de tecnologia como a Apple”.

Para eles, essa decisão poderá ter grandes efeitos sobre a forma como empresas globais de tecnologia operam em jurisdições com regulações rigorosas — o que poderá influenciar tanto as operações comerciais das companhias quanto o acesso a recursos digitais pelos seus usuários.

Mesmo com o bloqueio, os usuários ainda contam com algumas alternativas para tentar burlar as restrições. A Red Shield VPN, por exemplo, recomendou que os usuários na Rússia alterem as configurações de região do ID Apple para que possam baixar o app em seus dispositivos.

via Reuters

Notas de rodapé

  • 1
    Virtual Private Network, ou rede privada virtual.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como mudar o toque do FaceTime no Mac

Posts Relacionados