O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Ataque phishing

Apple foi a 2ª empresa mais usada em golpes de email nos últimos 4 anos, segundo pesquisa

Entre as principais táticas empregadas por criminosos para viabilizar golpes de phishing, está o envio de emails cuidadosamente criados para fazer a vítima pensar se tratar de uma mensagem legítima de uma empresa conhecida. Afinal, quem nunca recebeu um recado no mínimo suspeito dizendo que sua conta em um serviço de streaming qualquer (o qual muitas vezes você nem assina) será encerrada a menos que você realize alguma ação igualmente duvidosa, por exemplo?

Publicidade

Sabendo disso, a equipe do Mailsuite realizou uma pesquisa para entender quais empresas são mais usadas por criminosos para aplicar esse tipo de golpe — e, para a surpresa de zero pessoas, a Apple está entre elas!

De acordo com o serviço, que coletou dados entre 2020 e 2024, a Meta (dona de redes como o Facebook e o Instagram) foi a empresa de tecnologia mais visada por esses ataques de phishing, com 10.457 golpes verificados nos últimos quatro anos. A Apple vem logo em atrás, com nada menos do que 9.110 golpes, seguida pela Amazon com 8.919.

Quando levamos em conta todas as categorias de empresas (dos Estados Unidos), a Apple aparece na terceira posição, sendo superada também pelo Internal Revenue Service (IRS), com 9.762 ocorrências. A gigante de Cupertino foi a segunda empresa mais utilizada em ataques de phishing em 2023, sendo superada pela Allegro, com 4.237, e ficando à frente do IRS.

Imagem: Mailsuite

Como era de esperar, empresas de tecnologia foram, com certa folga, as mais visadas nesse período, com um total de 50.515 golpes relatados. Logo atrás temos empresas do mercado financeiro, com 44.451, e de logística/transportes, com 19.374.

Imagem: Mailsuite

E por falar nisso, saiba que temos algumas empresas brasileiras nessa lista. O Banco do Brasil, por exemplo, aparece na 19ª posição do ranking geral com 696, enquanto o Bradesco pode ser visto na 23ª posição, com 608. O BB também aparece na 18ª posição da lista que leva em conta apenas empresas do mercado financeiro.

A pesquisa completa (em inglês) pode ser conferida nessa página.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Filme do Apple TV+ sobre a Fórmula 1 ganha título e pôster oficial

Próx. Post

Google teria cogitado barrar recursos de IA no Safari para frear regulação

Posts Relacionados