Em entrevista concedida ao The National, executivos da Apple detalharam o que está por trás das mudanças anunciadas para o aplicativo Fotos (Photos), o qual ganhará o maior redesenho de sua história com o lançamento das futuras versões dos sistemas operacionais da Maçã, em setembro/outubro.
Os executivos focaram na personalização como o motor que guia a futura atualização, a qual deverá “remover o atrito” na forma como o Fotos é usado atualmente. Em outras palavras, o objetivo é tornar mais simples tarefas por vezes densas, segundo Billy Sorrentino, diretor sênior da unidade de design de interface humana da Apple.
Assim como nossos recursos, nossos usuários e nossas bibliotecas cresceram, bem como a densidade do aplicativo. Então, em vez de caçar e bicar, criamos uma experiência simples e unificada de visualização das fotos baseada em inteligência profunda.
Essa nova experiência relacionada ao app Fotos inclui uma visualização que unifica a grade de fotos (na parte superior) à biblioteca, organizada por temas logo abaixo. Um novo recurso denominado Coleções, por sua vez, permitirá navegar por tópicos como Pessoas, Memórias, entre outros.



O app tornará mais fácil visualizar apenas o que você realmente precisa, com fortes opções de personalização que permitirão deixá-lo coeso em relação ao seu fluxo de uso natural. “Muita inteligência profunda combinada com personalização significa que as Fotos podem ser mais pessoais”, comentou Della Huff, gerente de câmera e fotos da equipe de marketing de produtos da Apple.
Segundo a executiva, esses novos recursos podem ser bastante úteis para criadores e influenciadores, por exemplo, visto que permitirão a esses profissionais criar e publicar conteúdos de forma mais rápida. “Todo mundo tem um fluxo de trabalho diferente, então a personalização automática é realmente fundamental aqui”, disse ela.
As mudanças no app Fotos deverão ser liberadas para todos os usuários com dispositivos compatíveis já no lançamento do iOS/iPadOS 18. Elas já podem ser testadas desde que a Apple liberou as primeiras versões beta para desenvolvedores dos futuros sistemas, após a WWDC24.
via 9to5Mac