O melhor pedaço da Maçã.
Openvibe

Openvibe combina posts de redes concorrentes do X em um único app

Desde que o bilionário Elon Musk assumiu o comando do X (então Twitter) e implementou algumas mudanças na rede social — entre elas, restrições no uso de APIs 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. da plataforma por desenvolvedores terceiros —, um festival de novas redes sociais no formato de microblogging começou a chamar atenção.

Publicidade

Algumas delas, como o Mastodon, o Bluesky, o Nostr e (futuramente) o Threads são os destaques do novo app Openvibe, o qual tem como premissa permitir a visualização de posts e a realização de publicações simultâneas em diferentes plataformas a partir de um único software.

Mesmo que as redes sociais supracitadas operem de forma descentralizada, muitas vezes elas não conversam entre si de maneira prática, visto que dependem de protocolos que não são interoperáveis — e é esse o problema que o Openvibe, comandado por uma equipe da República Tcheca, tenta resolver.

Ao logar nas redes suportadas diretamente pelo app, é possível visualizar uma linha do tempo combinada que exibe publicações das várias plataformas — bem como uma seção de tendências que opera de maneira similar. Basicamente, o Openvibe funciona como um agregador de posts dessas redes sociais.

Embora até o momento só seja possível acompanhar posts do Threads através da federação com o Mastodon, os desenvolvedores do Openvibe pretendem aproveitar o lançamento recente da API da rede de Mark Zuckerberg para adicionar um suporte mais direto à plataforma diretamente.

Publicidade

Segundo os desenvolvedores do app, o suporte inicial ao Threads será para a publicação de mensagens em conjunto com outras redes — o que é compreensível, visto que a API da rede social do Instagram ainda não permite acesso à linha do tempo dos usuários.

O Openvibe está disponível (por ora) gratuitamente na App Store e no Google Play, com planos para o lançamento de uma versão para computadores e cobrança por assinaturas em breve.


Ícone do app Openvibe – Mastodon & Bluesky
Openvibe – Mastodon & Blueskyde Tweetoshi s.r.o.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.2.1 (61.7 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App StoreCódigo QR Código QR

via TechCrunch

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: as novidades no Notas e na Calculadora do iOS/iPadOS 18!

Próx. Post

App Wayther ajuda a planejar viagens com base na previsão do tempo

Posts Relacionados