O melhor pedaço da Maçã.

RCS terá suporte a respostas e emojis para “conversar” melhor com o iOS

As melhorias abrem caminho até mesmo para uma espécie de suporte aos Memojis
RCS no iOS

A GSM Association, organização responsável pelo protocolo de troca de mensagens RCS 1Rich communications service, ou serviço de comunicação rico., publicou recentemente a versão 2.7 do Perfil Universal (Universal Profile) [PDF], especificação que permite a interoperabilidade entre diferentes provedores e empresas que adotam o padrão.

Publicidade

Às vésperas do suporte oficial do RCS no iOS (ele já está em fase de testes e deverá ser lançado oficialmente com o iOS 18, neste ano), a nova versão trará suporte oficial a recursos que deverão aprimorar a troca de mensagens entre usuários de iPhones e de smartphones com Android, com uma série de recursos denominados Extended Messaging (Mensagens Estendidas).

Entre os recursos, está a possibilidade de responder a uma mensagem citando-a, para que o interlocutor saiba exatamente sobre qual mensagem o outro usuário está se referindo. Será possível responder mensagens que contenham textos, emojis, arquivos, mensagens de áudio ou localização — praticamente qualquer tipo que é possível enviar atualmente.

A falta do suporte às respostas foi um dos pontos de desfalque ressaltados por quem já testou a troca de mensagens entre um iPhone e um Android via RCS. Embora o Google tenha adotado o recurso em sua implementação do protocolo, como a solução não estava presente no Perfil Universal não havia interoperabilidade com a implementação da Apple até o momento.

Publicidade

A nova versão do Perfil Universal também implementa as reações. Atualmente, reações trocadas entre iPhones e smartphones com Android são convertidas em mensagens SMS para que o emoji apareça de maneira apropriada no aparelho do outro usuário — algo que não será mais necessário com esse suporte oficial. Inclusive, usuários poderão adicionar mais de uma reação a uma mesma mensagem!

As reações personalizadas, por sua vez, permitirão enviar uma reação tendo como base uma imagem existente ou gerada — o que pode ser, de certa forma, o suporte ao envio de coisas como os stickers ou até mesmo os Genmojis, que serão implementados no iOS 18 e permitirão a geração em tempo real de emojis utilizando inteligência artificial (IA).

Mais novidades para o RCS

Tanto as respostas quanto os emojis podem ser atribuídos a uma mensagem por quem envia e por quem recebe, mas a nova versão do RCS também traz alguns recursos exclusivos para quem envia a mensagem — também semelhante a soluções já presentes tanto no iMessage quanto na implementação do RCS no aplicativo do Google Mensagens.

Publicidade

Agora, o RCS suportará por padrão a possibilidade de editar (algo que também poderá ser aplicado a textos, emojis, arquivos, mensagens de áudio e localizações), bem como recuperar ou apagar por completo uma mensagem enviada — dando ao usuário um maior controle sobre a troca de mensagens e mais prevenção em relação a ações acidentais durante a conversa.

Por fim, o Perfil Universal 2.7 também aprimorará o relatório de spam em mensagens trocadas de usuário para usuário, facilitando que uma pessoa denuncie um interlocutor como spammer ou como alguém que está cometendo fraude, enviando conteúdo inapropriado ou apresentando algum outro tipo de comportamento inadequado.

De certa forma, a GSM Association trabalha em direção a um caminho que aproxima o RCS cada vez mais do iMessage em termos de recursos — o que deverá tornar a experiência de quem usa o iPhone para enviar mensagens a usuários com Android semelhante à que ele já tem ao enviar mensagens para outros usuários de iPhones.

Naturalmente, ainda haverá a distinção entre as bolhas verdes e azuis — que permanecerão por lá, deixando claro quem faz parte ecossistema da Maçã —, mas a experiência não será nem de perto semelhante à que se tem atualmente com o SMS 2Short message service, ou serviço de mensagens curtas., principalmente caso a Apple implemente a nova versão do Perfil Universal antes do lançamento oficial do iOS 18.


Ícone do app Mensagens
Mensagensde Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com Apple Watches
Versão 2.6 (1.7 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App StoreCódigo QR Código QR

via 9to5Google

Notas de rodapé

  • 1
    Rich communications service, ou serviço de comunicação rico.
  • 2
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Esse utilitário transforma o notch do Mac em uma espécie de Dynamic Island

Próx. Post

Novo ataque por SMS visa invadir contas do iCloud; saiba como evitar

Posts Relacionados