O melhor pedaço da Maçã.

Índia conclui que a Apple abusou da sua posição no mercado de aplicativos

Shutterstock.com
Bandeira da Índia

Mais um país chegou à conclusão de que a Apple abusa do seu poder econômico no mercado de aplicativos. Anos após começar a investigar o monopólio da Maçã no setor, a Índia entendeu que a empresa aplicou condutas e práticas abusivas no iOS, sistema operacional dos iPhones.

Publicidade

De acordo com um documento confidencial ao qual a agência de notícias Reuters teve acesso, a conclusão da Comissão de Concorrência da Índia (Competition Commission of India, ou CCI), a exemplo das de outros órgãos antitruste pelo mundo, tem como base a exclusividade da App Store como loja de apps do sistema.

No relatório, que tem nada menos que 142 páginas, a CCI afirma que a Apple exerce “influência significativa” na forma como os produtos e serviços digitais chegam aos consumidores e, ainda, que a empresa força a App Store como um “parceiro inevitável para desenvolvedores de aplicativos”.

Com isso, “os desenvolvedores de aplicativos não têm escolha a não ser aderir aos termos injustos da Apple, incluindo o uso obrigatório do sistema de cobrança e pagamento proprietário da Apple”, diz a CCI, reiterando que a App Store é indispensável do ponto de vista dos desenvolvedores.

Publicidade

Tendo quintuplicado a base de iPhones na Índia nos últimos cinco anos, a Apple chegou a argumentar na investigação que sua participação de mercado na Índia é “insignificante” (0-5%), enquanto o Google detém 90-100%. A Maçã também afirmou que o sistema de pagamentos da App Store é essencial por questões de segurança.

Segundo a Reuters, o relatório é o estágio mais crítico da investigação na Índia até aqui, estando prestes a ser revisado por funcionários de alto escalão da CCI. Entre as decisões que poderão ser tomadas pelo órgão, estão multas monetárias e/ou novas regras para forçar a Apple a alterar suas práticas comerciais.

A Apple, que optou por não responder aos pedidos de comentários da agência de notícias, poderá responder às conclusões da CCI para possivelmente contestar as acusações do órgão.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Série para a família “Eu” chega ao catálogo do Apple TV+

Próx. Post

Ministro defende taxação da Apple e de outras Big Techs no Brasil

Posts relacionados