O X (antigo Twitter) está novamente trabalhando em um botão botão de dislike (ou negativar) para a sua plataforma — pelo menos é isso o que indicam referências a esse recurso encontradas recentemente por Aaron Perris [@aaronp613] no aplicativo da rede social para iOS.
Como é possível notar abaixo, Perris encontrou o que parecem ser os arquivos do ícone de dislike do X (e suas respectivas variações). O botão, assim como a opção de curtir da rede social, segue o formato de um coração, mas partido — justamente para simbolizar o descontentamento do usuário com o conteúdo de um post.
Perris, vale notar, já havia encontrado referências a essa novidade no código do app do X para iOS no início do mês, mas a ferramenta parece estar mais encorpada agora. Outro usuário da plataforma, P4mui [@P4mui], publicou um vídeo do botão de dislike em ação após ativar uma flag relacionada ao recurso, mas na versão para a web da rede social:
X 10.49.
@xDaily
Ainda segundo P4mui, assim como o botão de dislike testado pelo (até então) Twitter há dois anos, a novidade também aparece apenas para as respostas de um post — embora seja possível que o X decida expandir a novidade para todos os tipos de publicações até o seu lançamento. Como notado pelo TechCrunch, o novo botão poderá ajudar a jogar mensagens de trolls ou que contenham um conteúdo não-relacionado ao assunto de uma conversa para o fim da lista de respostas.
Além de Perris e P4mui, o novo botão de dislike também foi vazado (mesmo que não intencionalmente) por um funcionário do X chamado Jonah Katz [@dinkin_flickaa] há alguns dias. Ao publicar um vídeo demonstrando outra novidade, Katz acabou deixando o ícone do novo botão “escapar”. Ele então apagou o post e republicou o vídeo, desta vez sem a opção visível.