O melhor pedaço da Maçã.

App Fotos do iOS 18 terá pasta de arquivos perdidos ou danificados; veja mais novidades dos próximos sistemas!

Ícone do app Fotos no macOS

Já em suas betas públicas, o iOS 18, o iPadOS 18, o macOS Sequoia 15, o visionOS 2 e o tvOS 18 continuam recebendo novas adições — isso mesmo mais de um mês após os seus anúncios oficiais.

Publicidade

A seguir, vamos dar mais uma passada pelas novidades desses sistemas. Bora lá?

iOS 18

A mais recente novidade do iOS 18, descoberta na última beta do sistema (liberada ontem), tem a ver com o novíssimo aplicativo Fotos (Photos), o qual, como bem sabemos, foi completamente redesenhado.

Agora, além da tradicional pasta “Apagados recentemente”, o app também trará um álbum de itens “Recuperados” que, como notado pelo 9to5Mac, aglutina todas as mídias capturadas pelo iPhone que foram perdidas ou danificadas — seja pelo próprio sistema ou por apps de terceiros.

Publicidade

Isso inclui, é claro, arquivos que foram corrompidos na hora de serem salvos no rolo da câmera, bem como fotos e vídeos que passaram por algum tipo de bug ao serem manipulados por outros apps, como softwares de edição.

Para acessar essa nova pasta, basta abrir o app Fotos, rolar até a seção “Utilidades”, tocar em “Recuperados” e realizar a autenticação com o Touch ID ou o Face ID — etapa de segurança que também vale para o álbum de “Apagados”. Já dentro desse arquivo, você pode escolher entre mover uma foto ou um vídeo para o rolo da câmera ou apagá-la(o) permanentemente.

Essa novidade, vale notar, só vai aparecer caso você já tenha algum arquivo corrompido salvo no seu iPhone, que passará a procurar por um assim que você instalar a versão mais recente do iOS 18.

Publicidade

É possível que essa novidade seja uma resposta da Apple ao problema que fez fotos e vídeos deletados há anos ressurgirem nos iPhones de vários usuários recentemente. Com essa nova pasta, você com consegue ter certeza de que um arquivo foi realmente apagado do seu telefone — além de ganhar mais uma chance para recuperá-lo, é claro.

macOS Sequoia 15

Dolby Atmos via HDMI

Indo agora para o sistema operacional dos Macs, umas das mais recentes novidades descobertas no macOS Sequoia 15, segundo o MacRumors, é a opção HDMI Passthrough, presente nos ajustes de Playback de apps como o Apple TV, o Apple Music e o QuickTime Player.

Útil para quem costuma usar o seu Mac como um reprodutor de mídia, essa opção dará ao usuário a possibilidade de consumir conteúdo com áudio em Dolby Atmos (ou em outros padrões de áudio Dolby) em um dispositivo externo, como uma soundbar.

Quando ativada, essa opção fará o Mac enviar um sinal de áudio sem nenhuma perda para seja lá qual aparelho estiver conectado ao computador via HDMI. Assim, a tarefa de decodificar o áudio fica reservada ao dispositivo externo, o que preserva a qualidade do som.

Publicidade

Para ativar essa opção, como dito, você deverá ir até aos ajustes de algum desses aplicativos, trocar para a aba “Playback” e, na opção “HDMI Passthrough”, trocar para “Prefer HDMI Passthrough”.

Senhas na barra de menus

Uma das melhores adições dos novos sistemas, o app Senhas (Passwords) ganhou um item para a barra de menus do macOS, dando ao usuário acesso rápido às suas senhas.

Não tinha percebido que o novo aplicativo Senhas do macOS 15 tinha um item na barra de menus, isso é realmente muito conveniente!

Como é possível notar na imagem acima, será possível usar o item para procurar por credenciais, adicionar novos logins e, obviamente, abrir o app completo. A interface também conta com uma seção de itens sugeridos que mostra senhas de acordo com o que o usuário está fazendo, como por qual página do Safari ele está navegando.

visionOS 2

Embora não tenha ganhado uma versão beta pública, o visionOS 2 segue recebendo novidades. Uma delas, descoberta há algumas semanas, tem a ver com as Personas, que ganharam novos gestos.

Os avatares 3D da Apple poderão fazer um high five, um gesto de soquinho (👊🏻) e tocar os dedos — desde que estejam no mesmo ambiente virtual, vale notar. Todos esses gestos serão acompanhados por um feedback visual e sonoro para tornar a experiência ainda mais convincente.

Persona no visionOS agora tem feedback visual e sonoro quando as pessoas fazem high five, batem os punhos ou tocam os dedos. Experimentei com o @Chill_VR_Jeff
e é muito divertido. #WWDC #visionOS #VisionPro #Apple

Além disso, as Personas também poderão ser ativadas dentro do app Fotos, para que o usuário possa admirar seus panoramas, vídeos espaciais e mais com outras pessoas.

tvOS 18

O tvOS 18 definitivamente não foi um dos grandes destaques da WWDC deste ano, mas ele trará, sim, algumas melhorias que deverão tornar o uso do sistema ainda mais intuitivo e completo.

A primeira novidade tem a ver com os ícones da tela de Início — que, assim como no iOS 18, poderão ficar maiores. Como é possível notar abaixo, caso o usuário opte por alterar o seu tamanho, apenas cinco aplicativos serão exibidos no Dock do sistema.

Quem tem uma Apple TV sabe que já é possível usar um iPhone ou iPad como uma câmera externa para a set-top box no FaceTime e em outros aplicativos de videochamadas. Com o futuro sistema, porém, também teremos a possibilidade de configurar um iPhone como uma câmera dedicada que poderá ficar conectada permanentemente à Apple TV:

A Maçã também incluirá uma opção de acessibilidade chamada “Extended Voice Isolation” (algo como “Isolamento de Voz Estendido”) que poderá ser aplicada ao recurso de Aprimorar Diálogo do sistema, tornando as vozes de personagens em filmes e séries ainda mais audíveis:

Ao navegar por uma transmissão ao vivo no aplicativo Apple TV, será possível conferir uma pré-visualização do conteúdo exibido em tempo real sem necessariamente acessar a transmissão:

Ainda falando em transmissões ao vivo, no tvOS 18 você poderá conferir os melhores momentos de uma partida da Major League Soccer (MLS), por exemplo, antes ou depois de começar a assistir a ela. Para isso, bastará navegar até a seção “Key Plays” (“Jogadas-chave”, em tradução livre):

Quem precisa do VoiceOver para navegar pelo tvOS terá a opção de diminuir o volume de qualquer mídia que esteja sendo reproduzida enquanto o recurso estiver falando — tudo de forma automática. Para isso, bastará ir até o menu “Audio Ducking” nos Ajustes do sistema e ativar opção homônima:

Por fim, usuários também ganharão uma opção nos Ajustes para incluir outras pessoas e pets em retratos — os quais também poderão servir como descansos de tela. Até então, só pessoas e animais marcados como favoritos apareciam nessas telas:


E aí, o que acharam desses novos recursos? 😉

Lembrando que o iOS 18, o iPadOS 18, o tvOS 18 e o visionOS 2 deverão ser lançados para todos os usuários em meados de setembro. É possível que o macOS Sequoia 15, porém, demore mais algumas semaninhas para ser liberado — só em outubro, quem sabe.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chip de 2nm não chegará antes do “iPhone 18” (em 2026), afirma leaker

Próx. Post

Economize com as promoções do Amazon Prime Day 2024 no Brasil!

Posts relacionados