Há quase dois anos, falamos aqui sobre os planos da Apple para adicionar anúncios a ainda mais aplicativos do iPhone — uma tendência impulsionada pela App Store.
Outros dois apps que já possuem propagandas internas são o Bolsa (Stocks) e o News; porém, nesses casos, elas são atreladas a veículos de mídia — que recebem um percentual da receita.
Agora, informações do Axios indicam que a Apple veiculará anúncios nativamente em ambos os referidos aplicativos a partir dos serviços da Taboola, uma plataforma de descoberta de conteúdo.
Segundo a reportagem, o CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Taboola, Adam Singolda, confirmou que a empresa fechou um acordo com a Apple após um “processo plurianual”.
Isso significa que, como revendedor autorizado de publicidade dos apps Bolsa e News, a Taboola impulsionará a veiculação de publicidade nesses dois aplicativos “em todos os mercados disponíveis”. Vale lembrar que o Apple News+, serviço atrelado ao app News, está hoje disponível somente na Austrália, no Canadá, nos Estados Unidos e no Reino Unido.
A notícia, porém, não agradou muitas pessoas. Isso porque a Taboola é conhecida por usar clickbait em seus anúncios, muitas vezes grotesco e/ou chocante, projetado para chamar a atenção. Assim, há preocupações sobre a qualidade dos anúncios que serão veiculados nas plataformas.
Também já foi comentado que a Apple estaria testando uma ferramenta de inteligência artificial para posicionamento de anúncios em seus aplicativos. Embora a parceria com a Taboola não anule totalmente essa possibilidade, isso indica que a empresa está preferindo curadores de anúncios humanos por enquanto.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.