O aplicativo do Microsoft Designer para iOS e Android foi lançado hoje para todos os usuários, deixando a fase de testes. Contando com inteligência artificial (IA), ele permite a criação (inclusive utilizando modelos) de imagens personalizadas, como posts para redes sociais, figurinhas, cartões e convites.
Também é possível realizar a edição de fotos com IA, como mudar o seu estilo ou criar uma colagem de fotos. O software já estava disponível na web e no navegador Edge (da Microsoft), embora em fase de prévia. A partir de agora, poderá ser usado por qualquer pessoa com uma conta pessoal da empresa nos apps móveis e para Windows, que são todos gratuitos.
Os recursos do app incluem a geração de imagens a partir de comandos em texto, templates de diversos tipos de criações e de comandos e um criador de avatares. A edição com IA permite realizar modificações e inserir molduras decorativas nas fotografias. Pode-se, ainda, editar e remover planos de fundo, pessoas e objetos, além de adicionar texto e marcas às fotos.
Gratuitamente, estão disponíveis apenas 15 “impulsionadores” diários, os quais são utilizados para criar e editar imagens com IA. Eles são usados de forma automática ao trabalhar em criações no Designer e em apps aos quais ele estiver integrado. Com uma assinatura do Copilot Pro, o número de ações diárias sobe para 100.

Além do lançamento da versão final do app, o Designer está sendo integrado a outros softwares da Microsoft. Assinantes podem criar designs com o serviço no Word e no PowerPoint; no primeiro, será adicionada em breve uma ferramenta para gerar banners.
Testadores também terão acesso ao software no Microsoft Photos para Windows 11, incluindo recursos como apagar objetos, remover fundos e corte automático e filtros diretamente do app de fotos, sem precisar sair do Photos. Integrações similares também deverão chegar ao Edge em breve.
via The Verge