Em 2022 foi criado — por familiares e amigos do cofundador da Apple — o Steve Jobs Archive, página que celebra a carreira, recordações e ideias desse personagem do mundo da tecnologia e negócios. Hoje, como parte da exibição “The Objects of Our Life”, o arquivo divulgou um vídeo de Jobs nunca antes visto.
No vídeo, que tem 55 minutos de duração, o executivo — então com 28 anos de idade — profere um discurso na Conferência Internacional de Design (em Aspen, no Colorado), em 1983. O evento teve como tema “O Futuro Não é O Que Costumava Ser” (“The Future Isn’t What It Used to Be”), o que pode ter guiado a fala de Jobs.
A relíquia — que inclui momentos como Jobs tirando o seu casaco, percebendo que não há onde colocá-lo e simplesmente “guardando-o” no chão do palco — foi apresentada por Jony Ive, ex-chefe de design da Maçã e amigo de Jobs quando este era vivo. Veja o vídeo na íntegra a seguir:
Ive destacou que o cofundador da empresa raramente ia a conferências de design, mas que o seu entendimento sobre as mudanças dramáticas que estavam prestes a ocorrer com o computador e a sua maior acessibilidade era profundo. Mais do que “profético”, Jobs também foi fundamental em “definir produtos que mudariam a nossa cultura e as nossas vidas para sempre”, disse o designer.
Na sua fala, o cofundador da Maçã comentou sobre aspectos de um novo produto ou tecnologia — o mais comum — e afirmou que os esforços de design nos Estados Unidos, naquele momento, estavam focados na indústria automobilística. Com isso, para ele, pouca consideração era dada aos eletrônicos, de modo que ele chamou atenção para uma espécie de responsabilidade do design.
Jobs previu ainda que, até 1986, as vendas de computadores excederiam as de carros e que, nos dez anos seguintes, as pessoas passariam mais tempo com um computador do que com um carro. Essas afirmações, lembra Ive, pareciam absurdas na época, mas o executivo pediu aos designers, no discurso, que eles começassem a pensar nessa nova categoria de produtos cujo crescimento seria inevitável.
Ive finalizou a sua apresentação ressaltando como a revolução descrita por Jobs de fato ocorreu e o seu papel para que esse resultado se desse, com a dedicação e “profundo comprometimento a um tipo de responsabilidade cívica”.
Ele realmente acreditava que, ao fazer algo útil, fortalecedor e bonito, nós expressamos nosso amor pela humanidade.
Na página da exibição do arquivo há mais informações sobre o discurso de Jobs, assim como fotos, outras recordações relacionadas e o vídeo do discurso completo. Há também vídeos em que ele demonstra o computador Lisa na noite anterior à fala, nos quais ele menciona até mesmo o tema da inteligência artificial (que já havia sido tratado décadas antes, vale notar).
Que legal, não?