A tecnologia sozinha não é o suficiente; é a tecnologia casada com artes liberais e humanidade que faz o nosso coração cantar.
—Steve jobs, 2011.
A frase foi usada durante a apresentação do iPad 2, há 13 anos, nos relembrando hoje da importância de integrar tecnologia com criatividade, sem deixar o lado humano de lado. Por mais avançada e poderosa que seja, sem a experiência humana, sem a integração com áreas do conhecimento e sem um propósito de experiência… é só mais um sistema resolvendo um problema limitado. E nada mais.
Reflexões à parte, esta é a Tech Mix, a sua coluna semanal com temas variados. Nem sempre sobre Apple, mas abordando a tecnologia que constantemente permeia as nossas vidas. Então, por que não já começar com uma polêmica?
A terrível tela azul
Na última sexta-feira (19/7), o sistema de segurança da empresa CrowdStrike passou por uma falha e uma das suas ferramentas, a Falcon, que detecta possíveis invasões hacker, teve um problema de atualização de software, afetando inúmeros sistemas globais dependentes dela.
Voos, farmácias, cirurgias, TVs, alguns bancos no Brasil e até a organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram impactados de alguma forma. Em muitos lugares, tudo o que se via era isso, uma tela azul do Windows:
No Brasil, o impacto só não foi maior pela baixa presença da CrowsStrike por aqui. A empresa disse que a falha foi resolvida pouco tempo depois, mas os estragos foram enormes.
Agora, longe deste que vos escreve ser hater da tecnologia, ou pregar um sensacionalismo, até porque problemas assim não são tão raros — lembram quando o “Login via Facebook” também passou por uma falha e prejudicou inúmeros sites e serviços que dependiam disso? — é estranho quando pensamos que estamos nas mãos de tão poucas empresas. Uma sensação falsa de segurança, afinal, a propaganda é sempre ótima com todos os pontos positivos, não é mesmo?
Mas falando em propaganda boa e tentando melhorar o clima…
Meus dois comerciais preferidos da Apple
Minha lista é bem mais extensa que apenas dois, mas como o Apple TV+ recebeu duas indicações de Melhor Comercial ao Emmy 2024, também seguirei esse número. Ah, você pode conferir as nomeações para o Emmy nesse artigo.
O primeiro é de 2019, mostrando que o Apple Watch Series 5 basicamente mostrava… o horário. Mas também abria portas, se comunicava com satélites, lhe acordava, tocava todos os álbuns do Elton John, avisava quando estava muito barulhento, abria portais (brincadeira)… enfim, a lista é enorme! Usei muito quando me perguntavam: “Para que serve o Apple Watch?” E eu particularmente amei o comercial porque tem o toque de humor, mostrando todos os recursos, sem precisar ofender outra empresa. 😏
O segundo é de 2016, mas reforça por que a Apple é referência em acessibilidade até hoje. No vídeo, conhecemos Sady Paulson, que usa ferramentas disponíveis pela Apple para compartilhar como é fazer o que se ama. Sempre me arrepio quando vejo o vídeo, inclusive agora revendo para escrever aqui. E pensar que isso foi feito há oito anos… imaginem as possibilidades hoje!
Bem, trapaceio dizendo que o próximo é um bônus, mas é o comercial icônico. Não poderia ficar de fora o primeiro comercial do iPhone, veiculado durante a cerimônia do Oscar de 2007, mostrando famosos (como Marilyn Monroe) falando “Hello” através de 32 trechos de filmes — a lista está disponível na descrição do vídeo abaixo, no YouTube.
E você, tem um comercial preferido? Pode ser recente, ou pode voltar no tempo como eu para pensar e me dizer! Aliás, falando em voltar…
Dica rápida: voltando em menus
Finalizo a coluna desta semana com uma dica de uma função bem antiga que, para mim, foi estilo aquela do app Calculadora, quando “o mundo” descobriu que bastava deslizar o dedo para apagar um dígito.
Imagine a cena: você acessa o seguinte caminho: Ajustes » Acessibilidade » Toque » Tocar Atrás » Troque Triplo e vai configurar alguma opção para essa função, mas, depois, quer voltar à primeira página dos Ajustes para realizar outra ação. Normalmente, se você não conhece a dica, é claro, você tocaria na seta quatro vezes ou deslizaria a mesma quantidade, certo?
E se eu falar que, com um toque, você consegue voltar a qualquer página anterior, inclusive à primeira página? Simples: basta tocar e segurar na seta no canto superior esquerdo. Simples assim, veja na imagem abaixo.

Esse recurso está na base do iOS, então alguns aplicativos nativos e de terceiros funcionarão da mesma maneira. Caso esteja em vários menus e quiser voltar todos, sem ficar tocando várias vezes, basta tocar e segurar na seta ou na opção de voltar.
Você sabia disso? Tem outra dica para adicionar? Não deixe de participar nos comentários e até a próxima semana! 😉