De acordo com o WABetaInfo, o WhatsApp está trabalhando em um recurso para permitir que usuários compartilhem arquivos sem a necessidade de uma conexão com a internet — algo que deverá ser bastante útil e prático especialmente para a transferência de vídeos e fotos de alta qualidade.
Encontrado na versão beta 24.15.10.70 do aplicativo, disponível no TestFlight, o recurso já vinha sendo testado no WhatsApp para Android e deverá funcionar independentemente do sistema operacional do aparelho utilizado — embora a implementação entre os dois sistemas operacionais pareça diferente até aqui.
Se no Android basta abrir a tela do recurso para encontrar alguém com quem se possa compartilhar um arquivo (que também deve ter a mesma tela aberta em seu app), no iOS aparentemente será necessário que a pessoa que deseja receber o arquivo escaneie um código QR no aparelho da que irá enviá-lo.

Como o recurso ainda está em desenvolvimento, pode ser que o WhatsApp adote um método único de compartilhamento nos dois sistemas, para manter a consistência na experiência — ainda mais considerando que será possível enviar arquivos do WhatsApp do iOS para o do Android (e vice-versa).
Por ora, o que se sabe é que ele exigirá que o usuário conceda acesso às fotos e aos vídeos, bem como à localização do aparelho, e suportará a criptografia de ponta a ponta padrão do software para um compartilhamento com segurança.
Botão para explorar canais
O WhatsApp também está trabalhando na adição de um novo botão na aba Atualizações para permitir que os usuários explorem novos canais. Denominado “Conhecer”, ele fica logo acima das atualizações dos canais que o usuário participa, sendo um atalho eficiente para a curadoria de canais do app.
Com a mudança, também notada pelo WABetaInfo, o processo para a criação um novo canal também foi alterado, tendo virado uma opção no botão de três pontos presente na parte superior da aba Atualizações, entre as opções “Selecionar canais” e “Privacidade do status”.

Embora essas novidades estejam teoricamente em testes, elas já podem estar disponíveis para alguns usuários na versão estável do app — está para mim, como você pode observar na captura de tela acima.