A Adobe anunciou hoje mais novidades criativas alimentadas com a sua família de modelos de inteligência artificial (IA) Firefly para o Illustrator e o Photoshop, com recursos que prometem acelerar o fluxo de trabalho criativo dos usuários, economizar tempo de profissionais e levar mais poder a designers.
Começando pelo aplicativo de edição vetorial, o qual foi o app que mais ganhou novidades, o Illustrator agora conta com um recurso denominado Generative Shape Fill. Ainda em fase beta, ele permite ao usuário rapidamente preencher formas com cores e detalhes exclusivos usando IA.
É possível criar uma grande variedade de opções de vetores gráficos redimensionáveis, os quais contam com referência de estilo para manter a consistência. O recurso permite idealizar múltiplos conceitos em um único trabalho, com poucos passos e de forma bastante eficiente.
Outra grande novidade é o recurso Mockup (também em fase beta), o qual permite visualizar como determinado trabalho ficará em sua aplicação final em um objeto da vida real (como uma latinha, uma caixa, uma roupa) — basicamente qualquer coisa que você possa imaginar.
Quando ativado, o recurso ajusta automaticamente a arte criada para que ela se adeque às curvas e bordas do objeto da vida real, respeitando suas dimensões e proporções para que o designer tenha uma visão antecipada do seu trabalho sem precisar realizar uma impressão de teste.

Por fim, a Adobe também está aprimorando o recurso Text to Pattern, o qual permite criar padrões personalizados que podem ser editados, dimensionados e até adicionados à biblioteca como amostras para que possam ser aplicados em qualquer nova arte com poucos cliques.
De acordo com a Adobe, agora os gráficos vetoriais gerados pelo recurso são mais nítidos, bem como ele também conta com novos controles na interface e um melhor desempenho, novidades que tornarão o trabalho com a ferramenta ainda mais prático e profissional.
Novidades no Photoshop
Pulando para o app de edição de imagens tradicionais, o Photoshop está adicionando recursos que prometem acelerar o fluxo de trabalho e agilizar tarefas que costumam ser realizadas de forma repetida pelos editores, com maior precisão e controle para selecionar, compor e ajustar imagens.
Uma dessas novidades é a chegada da Selection Brush Tool, a qual torna a seleção, a composição e a aplicação de filtros mais intuitivas. O Adjustment Brush, por sua vez, permite aplicar, de maneira fácil e prática, ajustes não destrutivos a partes específicas das imagens.
O Photoshop também conta agora com aprimoramentos na Ferramenta de Tipo, a qual oferece maneiras mais rápidas e automáticas para criar listas, bem como melhorias na Barra de Tarefas Contextual, que passa a oferecer configurações populares para trabalhar com formas e objetos rotativos.
O Photoshop e o Illustrator podem ser assinados separadamente por R$104 mensais cada ou junto aos demais aplicativos do pacote Adobe, plano que atualmente está em oferta e custa R$139 mensais.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via 9to5Mac