Como informamos mais cedo, a Apple liberou hoje as quartas betas das futuras versões de seus sistemas operacionais. Como sempre, faremos abaixo um apanhado geral do que há de novo e do que mudou em relação à beta anterior.
A princípio, porém, veremos um novo recurso para o app Livros (Books), denominado Price Drop, já visto antes da liberação das betas de hoje, além de incrementos no iPhone Mirroring, mais uma expansão do RCS 1Rich communications service, ou serviço de comunicação rico. para operadoras ao redor do mundo — novamente, sem novidades nesse sentido para o Brasil — e uma série de melhorias menores.
Vamos aos detalhes!
Mudanças no app Livros
Já ficou de olho em um livro, mas desistiu de comprá-lo porque o preço não estava muito atraente? No iOS 18, você poderá ser notificado caso haja alguma redução no valor de algum título que você esteja interessado.
Para recebê-la, basta ativar a opção “Price Drops” (algo como “Quedas de Preço”) nos ajustes de notificações no seu perfil dentro do app. Com isso, o app lhe notificará sempre que um livro que você marcou como “quero ler” tiver seu preço reduzido.
Além disso, haverá uma pequena mudança de interface na seção “Continuar” na aba “Início” do app, onde os livros serão exibidos sobre um fundo preto.
iPhone Mirroring
Um dos recursos mais aguardados por usuários dos sistemas da Apple, o iPhone Mirroring ganhou uma adição importante na última beta: a possibilidade de mudar o tamanho da exibição do iPhone na interface do macOS Sequoia 15.
Embora não haja nenhum controle menos específico de redimensionamento, uma nova opção na barra de menus do recurso permitirá deixá-lo maior, menor ou do tamanho real em relação ao iPhone (opção que já vem ativada por padrão).
A outra mudança relacionada ao iPhone Mirroring é no iOS, a qual adicionará um novo ícone na notificação que é exibida quando o recurso estiver em uso.
Novos wallpapers para o CarPlay
Com a quarta beta, a Apple lançou nada menos que oito novos papéis de parede para o CarPlay, os quais são semelhantes aos que já foram adicionados ao iOS em betas anteriores do sistema.
Com quatro cores diferentes (azul, cinza, ocre e roxo), os wallpapers podem ser baixados em suas variantes para os modos claro e escuro.
Nova opção para acesso e animação no iCloud
Agora é possível acessar o iCloud a partir de outra seção no app Ajustes (Settings). O atalho para as configurações da nuvem da Maçã passará a ficar ao lado dos botões para a App Store, o Game Center e a Carteira (Wallet) — embora ainda esteja acessível pelo caminho anterior.
Falando em iCloud, o selo para assinantes do iCloud+, que foi inaugurado com a primeira beta do iOS 18, agora ganhou uma nova animação:
Opção para preservar controles na Câmera
Agora a seção “Preservar Ajustes”, nos Ajustes do app Câmera (Camera), conta com uma nova opção para permitir que os usuários preservem também os menus de controle do app.
Segundo a Apple, essa opção preserva a ferramenta de câmera utilizada atualmente quando o usuário expande os menus de controle — em vez de exibir a lista de ferramentas de câmera por completo.
Modo de cor dos ícones aprimorado
Os modos escuro e claro dos ícones na tela de Início corresponderão corretamente ao modo escolhido pelo usuário para o sistema nos Ajustes quando selecionada a opção “Automático” — algo que não estava acontecendo nas betas anteriores.
Dessa forma, caso o sistema esteja em modo claro, os ícones também ficarão claros e vice-versa. Da mesma forma, será possível exibir ícones claros ou escuros independentemente do tema do sistema.
Mudanças nos controles personalizáveis
Haverá uma nova opção de toggle para o Bluetooth na Central de Controle — embora ela não esteja funcionando ainda —, bem como outra para o modo silencioso e uma opção denominada “Acessibility Eye Mirroring”.
Por outro lado, a Apple removeu a opção “Abrir Música” presente nas betas anteriores — alterações que também se refletem aos controles para a tela Bloqueada.
Novo design para apps ocultos
Já a pasta referente aos apps ocultos na Biblioteca de Apps contará com um visual mais semelhante ao das outras categorias, com uma espécie de “silhueta” para os ícones, em vez do ícone de olho presente nas versões anteriores.
Mudança no ícone do app Bolsa
O ícone do app Bolsa (Stocks) ganhará uma leve alteração: a linha branca do gráfico ficará mais espessa e não haverá uma grande diferenciação na cor entre a parte superior e inferior (que era mais puxada para o cinza).
Novas opções para o AssistiveTouch
O recurso de acessibilidade AssistiveTouch oferecerá duas novas opções: uma para o novo recurso “Digitar para a Siri” e outra para o espelhamento do Apple Watch.
Novo ambiente para o Vision Pro
A nova beta do visionOS 2 também trouxe uma novidade para quem curte ficar completamente imerso no Apple Vision Pro: o novo ambiente Lake Vrangla, o qual levará os usuários diretamente ao ambiente frio e sombrio da Noruega!
Expansão do RCS
O RCS será suportado por mais operadoras pelo mundo, incluindo a Fido e a Rogers (no Canadá), a Orange e a T-Mobile (no Reino Unido), além da Orange, da Vodafone e da Yoigo (na Espanha).
Mais aparelhos com a interface da lanterna atualizada
A nova interface para a lanterna também estará disponível nos iPhones 15/15 Plus — antes, ela só aparecia nos iPhones 14 Pro/14 Pro Max e 15 Pro/15 Pro Max.
Bastante coisa nova, não acham? Como sempre, caso surjam mais, manteremos vocês atualizados! 😊
via 9to5Mac [1, 2, 3], MacRumors [1, 2]
Notas de rodapé
- 1Rich communications service, ou serviço de comunicação rico.